Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
19 de maio de 2014

TECCINE completa dez anos e terá palestra com Richard Peña

As ações comemorativas se encerram na quinta feira
Por Jhonathan Rath
Foto: Helena Rocha

Foto: Helena Rocha

Um curso que ganhou projeção nacional e internacional ao formar profissionais com capital humano especializado, com vários títulos produzidos e reconhecidos em festivais nacionais e internacionais e conhecimento de todos os processos em uma produção audiovisual. É com essa definição que o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE), da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, completa dez anos. As comemorações incluem palestras, como a do professor e cineasta norte-americano Richard Peña, e debates.

Conforme a coordenadora do curso, Aletéia Selonk, a faculdade vem lidando com a necessidade do mercado de trabalho. A graduação estimula a capacitação dos estudantes, o que foi determinante na projeção que a universidade ganhou no cenário de cinema. “Prova disso é o reconhecimento de vários títulos produzidos por alunos e diplomados do curso de Cinema da Famecos”, diz.

Egressos do TECCINE têm conhecimento de todos os processos em uma produção audiovisual. Aletéia Selonk comenta que a proposta pedagógica é a de que os estudantes passem por todas as áreas (da criação à exibição) a cada semestre e que eles saibam as funções possíveis de serem exercidas no mercado de trabalho. “Com a evolução dos semestres, o aluno se depara com desafios mais complexos, mas sempre exercitando este importante binômio que é fazer e aprender”, afirma a professora.

O corpo docente conta com professores experientes que valorizam a integração entre a teoria e a prática. O projeto pedagógico foi desenvolvido pelos professores Carlos Gerbase e João Guilherme Barone, antigos coordenadores do curso, que sofreu algumas modificações e aprimoramentos. Durante os dez anos de TECCINE, muitos foram os trabalhos produzidos, com destaque para o filme Placebo, de 2006, dirigido por Marcelo Restori; Quarto de Espera, de 2009, realizado pelos então alunos Bruno Carboni e Davi Pretto; e a película O Cão, de 2011, dirigido por Abel Roland e Emiliano Cunha.

Em 2014, a empresa, formada por diplomados do TECCINE teve esse trabalho selecionado para uma das mostras do Festival de Berlim. O diretor da Faculdade de Comunicação Social, João Guilherme Barone, reflete sobre o espaço criado para organizar todo o processo para o desenvolvimento da prática audiovisual. “Não havia nenhum curso no Brasil feito dessa maneira, e o resultado foi muito inovador para o ensino tradicional de Cinema que era dado no país. Assim, integramos a teoria com a prática”, reitera Barone.

A programação dos dez anos do curso está assim dividida: na sexta-feira (16), às 22h, ocorre a estreia da série Toda vez que dizemos Adeus, na TVE/RS, durante o programa Curta TVE. A série terá quatro episódios, que serão exibidos uma vez por semana, sempre às sextas-feiras. No dia 20 de maio, terça-feira, às 19h30min, haverá a Aula Magna, ministrada pelo professor da Columbia University (USA), o norte-americano Richard Peña. O evento acontecerá no auditório da Famecos e terá entrada franca. A palestra vai abordar o tema Descobrindo a Vanguarda Americana, que trata das origens do cinema nos anos 40 e 50.

Na quarta-feira, dia 21 de maio, o TEC Cineclube, organizado pelos alunos do curso, fará a primeira sessão de cinema, com o filme Nascido para Matar, de 1987, dirigido por Stanley Kubrick. No dia seguinte, quinta-feira (22), no mesmo horário, haverá a mesa redonda com ex-alunos do TECCINE, debatendo formas e realização audiovisual. Ambos os eventos acontecerão no auditório da Famecos e terão entrada franca.

Tag(s) da matéria: , , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org