Um curso que ganhou projeção nacional e internacional ao formar profissionais com capital humano especializado, com vários títulos produzidos e reconhecidos em festivais nacionais e internacionais e conhecimento de todos os processos em uma produção audiovisual. É com essa definição que o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE), da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, completa dez anos. As comemorações incluem palestras, como a do professor e cineasta norte-americano Richard Peña, e debates.
Conforme a coordenadora do curso, Aletéia Selonk, a faculdade vem lidando com a necessidade do mercado de trabalho. A graduação estimula a capacitação dos estudantes, o que foi determinante na projeção que a universidade ganhou no cenário de cinema. “Prova disso é o reconhecimento de vários títulos produzidos por alunos e diplomados do curso de Cinema da Famecos”, diz.
Egressos do TECCINE têm conhecimento de todos os processos em uma produção audiovisual. Aletéia Selonk comenta que a proposta pedagógica é a de que os estudantes passem por todas as áreas (da criação à exibição) a cada semestre e que eles saibam as funções possíveis de serem exercidas no mercado de trabalho. “Com a evolução dos semestres, o aluno se depara com desafios mais complexos, mas sempre exercitando este importante binômio que é fazer e aprender”, afirma a professora.
O corpo docente conta com professores experientes que valorizam a integração entre a teoria e a prática. O projeto pedagógico foi desenvolvido pelos professores Carlos Gerbase e João Guilherme Barone, antigos coordenadores do curso, que sofreu algumas modificações e aprimoramentos. Durante os dez anos de TECCINE, muitos foram os trabalhos produzidos, com destaque para o filme Placebo, de 2006, dirigido por Marcelo Restori; Quarto de Espera, de 2009, realizado pelos então alunos Bruno Carboni e Davi Pretto; e a película O Cão, de 2011, dirigido por Abel Roland e Emiliano Cunha.
Em 2014, a empresa, formada por diplomados do TECCINE teve esse trabalho selecionado para uma das mostras do Festival de Berlim. O diretor da Faculdade de Comunicação Social, João Guilherme Barone, reflete sobre o espaço criado para organizar todo o processo para o desenvolvimento da prática audiovisual. “Não havia nenhum curso no Brasil feito dessa maneira, e o resultado foi muito inovador para o ensino tradicional de Cinema que era dado no país. Assim, integramos a teoria com a prática”, reitera Barone.
A programação dos dez anos do curso está assim dividida: na sexta-feira (16), às 22h, ocorre a estreia da série Toda vez que dizemos Adeus, na TVE/RS, durante o programa Curta TVE. A série terá quatro episódios, que serão exibidos uma vez por semana, sempre às sextas-feiras. No dia 20 de maio, terça-feira, às 19h30min, haverá a Aula Magna, ministrada pelo professor da Columbia University (USA), o norte-americano Richard Peña. O evento acontecerá no auditório da Famecos e terá entrada franca. A palestra vai abordar o tema Descobrindo a Vanguarda Americana, que trata das origens do cinema nos anos 40 e 50.
Na quarta-feira, dia 21 de maio, o TEC Cineclube, organizado pelos alunos do curso, fará a primeira sessão de cinema, com o filme Nascido para Matar, de 1987, dirigido por Stanley Kubrick. No dia seguinte, quinta-feira (22), no mesmo horário, haverá a mesa redonda com ex-alunos do TECCINE, debatendo formas e realização audiovisual. Ambos os eventos acontecerão no auditório da Famecos e terão entrada franca.