O ano de 2010 foi especial para o Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. As produções dos alunos participam cada vez mais de festivais e mostras competitivas. E melhor: ganham muitos prêmios. Os filmes são elaborados na cadeira de Laboratório de Realização, que está presente nos cinco semestres do curso, sendo que em cada nível o enfoque é diferente. E os alunos possuem liberdade de inscrevê-los nos eventos.
Segundo o professor e coordenador do curso, João Guilherme Barone, a disciplina proporciona aos alunos por em prática a teoria aprendida em sala de aula. E os estudantes são tão empenhados, que parte deles a iniciativa de participar dos festivais. “Essa é a parte mais legal”, afirma Barone. Entre os festivais/mostras que os filmes participam estão Cinema Mundo – Festival Internacional de Cinema em Itu, São Paulo; Gramado Cine Vídeo – Mostra Competitiva Universitário Gaúcho – documentário, Gramado, Rio Grande do Sul e REC, Festival Nacional de Curtas Universitários, Vitória, Espírito Santo.
Uma das conquistas do TECCINE veio através do documentário “Silêncio, por favor”, produzido no segundo semestre da Faculdade pelo aluno Filipe Matzembacher, 22 anos, que se forma em 2011. Ele levou o prêmio de melhor documentário na 9ª Maratona de Cinema Universitário de Mato Grosso. O curta trata de forma poética e abstrata o mundo dos surdos com foco nas crianças. “Tentamos desconstituir o universo sonoro estabelecido pelos ouvintes”, define Matzembacher.