Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNA
12 de abril de 2017

Tecna: criativa conexão da Famecos com o audiovisual

Centro será inaugurado dia 27 de abril, no Tecnopuc Viamão
Por Bianca Gross
A primeira fase do Tecna já aponta a força do projeto (Foto: Helena Rocha)

A primeira fase do Tecna já aponta a força do projeto (Foto: Helena Rocha)

O Rio Grande do Sul ocupa posição de destaque no mercado audiovisual brasileiro e, daqui a 15 dias, contará com um espaço para fortalecer as criações e o potencial de negócios da região. O Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul – possui uma infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa que passa a ser referência para a indústria criativa.

A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS foi a principal responsável pela construção do Tecna. A diretora da Faculdade, Cristiane Mafacioli, explica que o Centro foi todo pensado no universo da indústria criativa, estrutura que, em essência, gira em torno do audiovisual. Ela ressalta ainda que o ambiente vai trabalhar com o áudio, o vídeo e a imagem com alto nível de qualidade, abrangendo outras áreas que se correlacionam. “A indústria criativa ganha muito com essa possibilidade múltipla que o Tecna pode oferecer”, afirma. O Centro, além de ser o único estúdio do País localizado em um Parque Científico e Tecnológico e ligado a uma Universidade, está baseado em uma cultura colaborativa. Espaço que objetiva o aumento da profissionalização do setor, novas conexões para os arranjos produtivos locais e a expansão das redes para um melhor posicionamento no mercado brasileiro e o alcance dos territórios internacionais. “O Tecna influencia na medida desse aporte do próprio campo de pesquisa e estudo, mas com uma infraestrutura disponível que não tem no Rio Grande do Sul, o que sinaliza uma abertura dos mercados próximos”, destaca.

 

Relação do Tecna com a Famecos:   

 

Foi no prédio 7 que se iniciou o debate do setor audiovisual a partir de projetos de professores da Faculdade que já estavam em andamento. A Famecos, que participou do planejamento e de toda dimensão de projeção do Tecna, passa a integrar um grande pólo de possibilidade de atuação. Cristiane explica que a Faculdade se transforma em um espaço de inovação a contar por esse ambiente que se coloca como um ecossistema criativo e proporciona possibilidades de atuação. “Abre a questão laboratorial, a oportunidade de incentivo à pesquisa, a possibilidade de trabalhar com a inovação, além da conexão da Faculdade com os mercados que vão circular ali dentro”, ressalta Cristiane.

O espaço, localizado no Tecnopuc Viamão, será inaugurado no dia 27 de abril. Além de utilizado por profissionais do mercado, também vai ser usufruído por alunos da Faculdade durante as aulas de Graduação, Extensão e Pós-Graduação, assim como acadêmicos, professores e pesquisadores das demais universidades do Estado. Cristiane afirma que os estudantes terão os espaços aproveitados como laboratórios da suas disciplinas, além de projetos práticos ou de pesquisas que seus professores venham a desenvolver dentro do Tecna. Para ela, todos aqueles que estiverem em contato com as atividades de ensino – disciplinas, oficinas e laboratórios –  terão uma provocação ampla do aprendizado e da conexão com o mercado e com esse ambiente inovador.

 

Confira o vídeo:

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org