Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
STOP MOTION
19 de maio de 2011

Técnica de animação que transcende a realidade

Por Luíza Menezes
Stop Motion sobre a coca-cola foi desenvolvido por alunos da Famecos

Stop Motion sobre a coca-cola foi desenvolvido por alunos da Famecos

Quer fazer algo diferente, que seja criativo e que chame a atenção? Então faça um vídeo em stop motion. Técnica de animação que é fácil de entender e simples de se ter resultados, o stop motion é feito a partir de um plano em sequência de fotos, onde você pode usar qualquer tipo de objeto, interagindo ou não com pessoas. Não precisa saber desenhar nem fazer um boneco de massinha, e sim ter paciência e um planejamento.

As primeiras experiências do stop motion surgiram no inicio do século XX, onde os curtas iniciais produzidos entre 1903 a 1905 foram classificados como pré-stop motion porque ainda não se sabia exatamente como fotografar quadro a quadro. As câmeras daquela época não permitiam fazer este trabalho. Mas, logo na segunda década, já são feitos os primeiros curtas com bonecos e objetos. Nessa época, já se conhecia os truques de utilizar a fotografia como filme, utilizados até hoje. Os três principais nomes de referência dessa animação são: Willis O’brien, que fez o stop motion da cena do gorila no prédio no filme King Kong(1933), Ray Harryhausen, que fez filmes de mitologia grega como o Fúria de Titãs (1981) e Norman McLaren, que fez vídeos de um modo mais experimental, mas é conhecido por ter ganho o Oscar em 1952 pelo filme “Neighbours”.

As vantagens de se fazer um vídeo em stop motion “é que você consegue fazer resultados que transcendem a realidade com uma técnica simples de se apropriar”, afirma Roberto Tietzmann, professor de Publicidade e Propaganda e Cinema da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O stop motion não necessita de muitos recursos, conforme Tietzmann, “é uma técnica que tem a cara das tecnologias do agora”, principalmente por causa das camêras fotográficas digitais e é visto em vários espaços: propagandas grandes, médias, pequenas e em curtas metragens. Os vídeos normais utilizam muitos efeitos especiais para fazer, por exemplo, uma pessoa voar. “Com o stop motion você consegue fazer de um jeito mais simples, através de uma técnica que permite que você veja onde o artista mexeu, perceber o movimento quadro a quadro, vendo o objeto se movimentar. E isso é o ‘charme’ do stop motion e isso agrada as pessoas”.

Na atualidade é visto uma explosão de criatividade e de qualidade dos vídeos em stop motion, principalmente quando surgiu o YouTube e quando as câmeras digitais se tornaram mais acessíveis. Um exemplo é o “Blue Man Group”, grupo americano que revela de modo criativo uma outra realidade. Na Famecos os alunos de Publicidade e Propaganda também utilizam essa técnica, por ser fácil e leve de editar gera bons resultados no trabalho final.

Veja um stop motion produizido por alunos da Famecos:

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org