Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Publicidade e Propaganda
3 de maio de 2016

Televisão é principal espaço para anúncios publicitários

Professora Claudia Trindade comenta estudo Retrospectiva & Perspectivas 2015
Por Márcia Tomás
attachment-3

70% da compra do espaço publicitário é destinado à televisão (Foto: Núcleo do Fotografia Espaço Experiência)

No ano de 2015, a televisão foi o principal destino dos anunciantes de publicidade, atingindo 70% no volume total, mais de dois terços do equivalente à compra de espaços de publicitários no Brasil. A televisão aberta atraiu 76% desse espaço, a televisão paga, 16% e os formatos exibidos dentro dos programas totalizou 8%. Os dados são do estudo Retrospectiva & Perspectivas 2015, realizado pelo Kantar Ibope Media, que relata o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do País, e foi revelado na última terça-feira (26).

Segundo Cláudia Trindade, professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, a televisão, principalmente a aberta, ainda é o principal meio de comunicação no Brasil. Para ela, isso ocorre pois grande parcela da população ainda não tem acesso à internet e mesmo quem tem, ainda não abriu mão do meio televisivo.  “A televisão, pelo seu alcance, continua sendo um espaço importante para anunciar”, comenta.

A internet é a maior concorrente da televisão. O resultado da pesquisa mostra que a compra de publicidade em formato on-line representou o equivalente a R$ 8,7 bilhões no último ano. Cláudia acredita que o crescimento da Internet não afetará a televisão. “O meio televisivo continuará sendo importante, mas irá se combinar cada vez mais com outras mídias”, afirma. De acordo com a professora, o consumidor terá ainda mais opções para buscar informações e a publicidade tende a aproveitar melhor esses meios. “A televisão, que já passou por muitas mudanças, tem um longo caminho pela frente, mas ainda vai se manter firme por muito tempo”, finaliza.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org