Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
5 de dezembro de 2016

“Ter estudado na Famecos transmite credibilidade e ajuda a abrir portas”

Formado em 2008/02 pela Famecos, Gustavo Haag é sócio-diretor da Emotive Comunicação
Por Júlia Bueno
(Foto: Emotive Comunicação)

Gustavo Haag entrou na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) no primeiro semestre de 2004 (Foto: Emotive Comunicação)

A escolha pelo curso de Relações Públicas (RP) foi feita apenas meses antes de efetivamente se inscrever no vestibular, mas a paixão envolvendo a área de comunicação social sempre existiu. Ao pesquisar sobre os cursos disponíveis, Gustavo Haag se identificou com a profissão que envolve a preservação da boa imagem de organizações perante os públicos. Assim, analisou as universidades disponíveis e optou pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, referência nacional, segundo ele, no mundo da Comunicação.

Sua preocupação, de início, era em se enturmar e criar um ambiente bom para os próximos anos. Entretanto, bastou pisar no prédio 7 para se adaptar de maneira instantânea ao lugar, aos colegas e professores. O trote inicial foi a oportunidade perfeita para começar uma integração com a turma que o acompanharia até o momento da formatura. Em clima de descontração, colegas e veteranos se conheceram melhor e a história de Haag começava a ser escrita. No primeiro semestre de 2004, o jovem se encantou por alguns pontos do campus. O canteiro do saguão, carinhosamente apelidado de redondo pelos colegas da disciplina de negociação, e o bar do prédio 8 eram onde se sentia melhor. Conforme o tempo passou, teve uma afinidade maior, em especial, com dois professores. Souvenir, nas aulas de Pesquisa, e Neka Machado, nas de Negociação. A forma clara com que os docentes transmitiam o conhecimento impressionou o RP.

Ao longo do período acadêmico, Haag estagiou em duas empresas diferentes. Primeiro, em uma assessoria de comunicação e, depois, em uma empresa de transporte público. Tanto uma quanto a outra, de acordo com ele, foram extremamente enriquecedoras e contribuíram com o seu crescimento profissional. Passados quatro anos na Famecos, o ex-famequiano celebrou o término de um período extremamente importante na sua vida. Foi em 2008/02 que o jovem se formou, iniciando uma nova etapa da trajetória. “Um momento mágico e inesquecível”, relembra. Menos de um ano após a solenidade, teve a experiência de iniciar uma sociedade em uma agência de propaganda, junto com outros diplomados em RP pela Faculdade. A partir de então, se tornou um profissional cada vez melhor.

Haag é pós-graduado em Marketing Estratégico na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e sócio-diretor da Emotive Comunicação, agência de publicidade sediada em Porto Alegre, que tem três ramos de atuação: identidade visual, campanhas publicitárias e comunicação digital. Imerso no mercado de trabalho, o relações públicas comenta que o aprendizado absorvido na faculdade, principalmente sobre como se relacionar com os diversos tipos de públicos, é utilizado diariamente. Se pudesse destacar um trabalho que o marcou, foi quando ele e sua equipe atendiam um posto de gasolina em Glorinha e tiveram a oportunidade de apresentar um projeto para o prefeito da cidade e pessoas influentes de lá. Explica, ao relembrar o momento, que o motivo de ser fascinado pela profissão é a capacidade de encantar o cliente e apresentar resultados a ele.

Da época em que Haag viveu nos corredores do prédio 7, o que mais sente saudade é da rotina do dia a dia da Faculdade. Na vida pessoal, diz que mantém os amigos que fez na graduação até hoje. Já na vida profissional, relata que o ambiente é propício para construir conhecimento. “Ter estudado na Famecos transmite credibilidade e ajuda a abrir portas”, afirma. Quanto aos futuros comunicadores, Haag acredita que eles devem aproveitar ao máximo o momento e se preocupar em aprender tudo o que for possível. Observa que quatro anos passam em um piscar de olhos e que é importante não deixar para depois. “Hoje em dia o mercado de trabalho é concorrido e busca pessoas dedicadas e diferenciadas”, manifesta.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (12). O entrevistado é Erh Ray, formado em Publicidade e Propaganda na Famecos. Ele é sócio e copresidente da BETCS São Paulo.  

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org