Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
10 de outubro de 2016

“Ter um diploma da Famecos é um diferencial no currículo”

Aline Fiabane concluiu o curso de Relações Públicas em 2005
Por Bianca Gross
A relações-públicas ingressou na Faculdade em 2002 (Foto: Arquivo Pessoal)

A relações-públicas ingressou na Faculdade em 2002 (Foto: Arquivo Pessoal)

“A Famecos representa a oportunidade de aprendizado e profissionalização com excelência”. Essas são as palavras utilizadas por Aline Fiabane para descrever a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Diferente de outros jovens, a escolha do que cursar na universidade surgiu ainda na época da escola. Na adolescência, Aline acompanhava seu pai nos principais eventos do meio artístico/cultural por curiosidade. Em uma das ocasiões, um antigo e famoso produtor sugeriu a ela que fizesse Relações Públicas. “Confesso que na época eu não tinha nenhum conhecimento sobre o curso, não sabia o que fazia um profissional da área e onde podia atuar”.

Inspirada pela conversa, a jovem foi em busca de mais informações sobre a profissão e, depois de pesquisar sobre o curso, não teve dúvidas sobre qual carreira seguir. “Uma das questões que mais me chamou atenção foi a abrangência do trabalho. Um relações-públicas pode atuar junto a qualquer tipo de empresa, nos mais variados segmentos e portes.”

Aline ingressou na Faculdade em março de 2002, no turno da manhã. Sobre o período em que frequentou o prédio 7, se recorda do acesso aos computadores da Apple, do andar da informática, dos equipamentos, como as recém-lançadas máquinas digitais, e do bar da Faculdade. Ana Steffen, Glafira Furtado, Neka Machado e Souvenir Dornelles são alguns dos nomes do grupo de professores que a relações-públicas lembra com carinho.

A porto-alegrense deu início à vida profissional desde cedo. Na reta final do ensino médio, a jovem começou a trabalhar no escritório da empresa do pai, onde atuou até o segundo semestre da Faculdade. Depois, recebeu a oportunidade de integrar a equipe de uma produtora que na época agenciava as bandas Papas da Língua, Chimarruts e Armandinho. A relações-públicas conta que nunca teve a intenção de trabalhar com assessoria antes de ingressar na produtora, mas, aos poucos, percebeu que teria diferencial para se posicionar no mercado de trabalho com foco na assessoria de comunicação através do seu perfil estratégico. “A minha carreira foi tomando seu caminho sem eu perceber”, afirma.

A diplomada, que fez parte da turma de relações-públicas de 2005/2, se lembra da colação de grau como um momento emocionante, principalmente pelas dificuldades que enfrentou durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Devido a uma severa tendinite no braço direito, teve que usar uma tala gessada por um tempo. Ela conta que eram madrugadas na frente do computador digitando o trabalho com dificuldade, carregando livros e andando de ônibus, tudo com o braço imobilizado. Mas nada impossibilitou a jovem de seguir em frente e lutar por seus objetivos. “A sensação da colação de grau na PUCRS, em uma Universidade tão renomada e exigente foi única”, destaca.

À frente da AF Relações Públicas, Aline possui experiência no segmento artístico, cultural e corporativo. Realiza trabalhos de assessoria, consultoria de comunicação e atividades como Coach. Ao longo de 13 anos no mercado de trabalho, atendeu muitos clientes, como Seu Cuca, Cachorro Grande, Comunidade Nin-Jitsu, Bidê ou Balde, Tópaz, Ultramen, Grupo Zueira. “São muitos anos de mercado, muita história para relembrar. Realizei tantos trabalhos que foram excelentes, cada um com seu resultado extraordinário e seu legado de aprendizado”, conta. Participou da gravação e do lançamento de DVDs, clipes, discos e fez assessoria para grandes eventos. Aline também faz trabalhos de comunicação para espetáculos e artistas, como o da Bruna Kéfera, Deixa eu Te Contar, e o É o que Temos para Hoje, do ator global Marcelo Serrado.

Para Aline, a Faculdade representa uma escola. “Ter um diploma da Famecos é um diferencial no currículo”. Aos estudantes de comunicação, a relações-públicas aconselha que experimentem diferentes áreas e façam estágios. “Só tenho a agradecer pela oportunidade que tive na minha vida em ter cursado a Famecos”.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (17). A entrevistada é Júlia Froeder, formada em Relações Públicas na Famecos. Ela trabalha na Global Shapers Community e na Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org