Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
30 de outubro de 2017

Tércio Saccol e Cristiane Finger são finalistas de prêmio

Professor Imprensa busca homenagear profissionais que constroem o futuro da comunicação
Por Janaina Rauber

Qual o professor e/ou orientador que mais marcou sua trajetória acadêmica? Através de uma união do Portal e da Revista Imprensa foi criado o Prêmio Professor Imprensa. O projeto, que está em sua 3ª edição, tem o objetivo de valorizar os profissionais e projetos mais inspiradores dos cursos de comunicação de todo o Brasil. Além disso, busca homenagear esses profissionais que constroem o futuro da comunicação. Na primeira edição, os professores Fábian Chelkanoff, Marques Leonam e Neka Machado também foram indicados ao prêmio e Fábian, atual coordenador do curso de Jornalismo, levou o primeiro lugar.

A premiação é feita por etapas. Na primeira, alunos e colegas votaram em quem eles acreditam ser os melhores professores universitários, orientadores de TCC, coordenadores de jornal-laboratório e os melhores eventos das universidades. Na categoria Professor Universitário da Região Sul, cinco profissionais foram indicados. São eles: Alexandre Elmi, Clarissa Josgrilberg Pereira, Felipe Harmata, Silvia Valim e Tércio Saccol.

Saccol, professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e finalista do prêmio, afirma que chegar nessa etapa foi uma surpresa e uma imensa felicidade. “De certa forma, respalda, pelos alunos e colegas, a ideia de que formar mais construtivamente, ser mais empático, tentar respeitar as individualidades na hora de pensar uma aula, uma lógica de ensino ou de troca de conhecimentos, que é algo que eu tento perseguir no cotidiano”, observa.

Tércio Saccol e Cristiane Finger são indicados para o Prêmio (Foto: Júlia Brasil)

O finalista fala sobre como é ser professor acadêmico e a importância da área. “Eu acho que ser professor é uma oportunidade de crescer a cada dia, de construir, no meu universo, algo melhor”, conta. Além disso, ele diz que essa profissão pode fazer uma grande diferença. “Penso que, além das questões técnicas, nós, professores, também somos protagonistas na construção de uma via dialógica e de transformação social”, relata.

A Famecos também esteve presente entre os finalistas da categoria Orientador de TCC. A orientadora e professora do prédio 7, Cristiane Finger, concorre ao prêmio pela Região Sul, junto com mais cinco profissionais: Julius Vinicius Marques Nunes, Lúcia Miranda, Maíra Nunes, Rosa Nívea Pedroso e Sérgio Czajkowski Jr..

A orientadora revela que foi uma grande surpresa quando recebeu a notícia. “Esse prêmio é muito interessante porque parte de indicações de colegas e de alunos, então eu realmente fiquei muito emocionada”, conta. Ela afirma que chegar entre os finalistas na categoria de orientadores de TCC foi uma honra. “Fiquei imaginando quantos orientadores de TCC de comunicação existem na região”. Além disso, ela considera que esse trabalho tem como propósito tornar o aluno mais crítico e com uma possibilidade de reflexão muito maior. “Além de tudo, acredito que o mais importante é saber que o caminho do curso de jornalismo aqui na Famecos é um caminho correto”, completa.

Todos os finalistas regionais irão para a votação popular, que definine os vencedores desta edição do Prêmio Professor Imprensa. Os votos podem ser realizados através do site até o dia 31 de outubro.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org