Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
25 de janeiro de 2016

“Tinha curiosidade em entender esse jeito Famecos de ser”

Frase é da jornalista Letícia Souza, formada na Famecos em 2010
Por Bárbara Debeluck
leticiacard

Letícia trabalha no Gshow, portal de entretenimento da Globo (Foto: Arquivo Pessoal)

“A Letícia é uma ótima aluna, mas conversa demais”. Foi assim que Letícia Souza começou a pensar em como transformar essa frase clássica em algo positivo. A diplomada em Jornalismo entrou na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS no segundo semestre de 2006 e se formou dia 6 de agosto de 2010. Ela nunca teve dúvida de onde queria estudar. “Tinha curiosidade em entender esse jeito Famecos de ser”.

Na oitava série do Ensino Fudamental, participou de uma Feira das Profissões, fez teste vocacional para “descargo de consciência” e teve a certeza de que precisava seguir nessa área. “Ter responsabilidade e credibilidade de poder levar informação a todos os cantos do mundo é demais”. Letícia nunca titubeou pela escolha que fez e não se imagina trabalhando com outra coisa. O apoio da família sempre esteve presente, e as dificuldades da profissão nunca a preocuparam. “Procuro sempre ver o copo meio cheio”.

Assim que começou o curso, a jornalista resolveu explorar ao máximo todas as oportunidades que apareceram. Fez disciplinas de Letras, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e participou de diversos seminários, palestras e eventos. Os horários das aulas eram diversos, para conhecer mais pessoas. “Acredito que a soma das experiências tenha feito toda diferença na minha formação”.

Sobre os professores com quem teve aula, conta que muitos se tornaram amigos mesmo depois da vida acadêmica. “Temos parceiros na Famecos, pessoas apaixonadas pelo que fazem e absurdamente inspiradoras”. A jornalista lembra de quantas vezes chamou Fábian Chelkanoff, Cláudio Mércio, Marco Antonio Villalobos, André Pase ou João Brito no canto para chorar as pitangas, pedir um prazo extra ou só para falar da vida. “Eles se importam de verdade com os alunos. Isso faz diferença”. Outra professora citada com carinho é  Cristiane Finger, pessoa fundamental na formação de Letícia. “Minhas orientações pareciam sessão de terapia”.

O início da carreira profissional veio logo depois da formatura, quando começou a trabalhar na Aldeia, agência de comunicação digital. Inicialmente, foi freelancer. Depois, passou a ser assistente de conteúdo. Tornou-se social media e, durante um ano e meio, foi coordenadora de mídias sociais. Durante três anos atuou em diversas áreas, da moda ao agronegócio. “Isso me deu segurança para decidir voar – literalmente”. Na metade de 2013, decidiu mudar o rumo da sua vida e, em 2014, chegou no Rio de Janeiro. Na bagagem, carregava duas vontades: morar na praia e trabalhar em redação. Logo no segundo mês, foi chamada para uma entrevista na Globo, que encontrou seu cadastro no banco de talentos. A vaga, inicialmente era temporária. “Virou meu emprego e é o que me inspira e dá força para seguir”.

Letícia trabalha no Gshow, portal de entretenimento da Rede Globo. Essa área ainda não é um assunto muito abordado nas faculdades de Jornalismo, mas, segundo ela, isso vai mudar. “Cada vez mais as pessoas buscam pautas leves, e o entretenimento deixa de ser ‘fofoca'”. A diplomada cita o quanto a velocidade com que as coisas acontecem é assustadora e quem quiser trabalhar no meio digital, deve estar atento para não perder o timing.

Em novembro de 2015, participou de uma conversa com os alunos do primeiro semestre da Famecos. A disciplina era Laboratório de Jornalismo, ministrada por Fábian Chelkanoff e Eduardo Pellanda. Para ela, ver a turma cheia de vontade de aprender, crescer e voar é motivador e ensina a ver a profissão com outros olhos. “Foi uma grata surpresa. Nunca vou esquecer”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (29). O entrevistado é o jornalista Marcelo Outeiral. Ele se formou na Famecos em 1997 e é diretor e roteirista do programa Planeta Extremo, da TV Globo.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org