Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RELAÇÕES PÚBLICAS
7 de junho de 2016

Todo político precisa de um RP

Evento é promovido por alunos da disciplina de Planejamento e Produção de Eventos, turma manhã
Por Júlia Bueno
(Foto: Bernardo Speck)

O debate aconteceu no Auditório da Famecos (Foto: Bernardo Speck)

Os estudantes do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS promoveram o evento Relações Públicas na Política: Bastidores ou Linha de Frente na manhã de terça-feira (7). O encontro, aberto pela aluna Bruna Raminelli, teve como convidados o assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Iuri Camargo, o coordenador da Secretaria Municipal da Juventude em Porto Alegre, João Paulo Cunha, e a sócia-diretora da Neopages, Muriel Felten. O objetivo foi discutir o papel do relações-públicas no meio político e problematizar a ideia de que o profissional sempre está nos bastidores. Voltado para alunos, professores da Universidade e demais interessados pelo tema, o evento teve a duração de uma hora e trinta minutos.

Como forma de contextualizar o assunto, Camargo começou sua participação falando sobre Análise de Cenário. Ao explicar as duas vertentes da política, sendo uma ligada à ideologia e outra ao plano de governo existente no Brasil atual, Camargo esclareceu brevemente a função dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e comentou sobre o formato das eleições. Acrescentou a responsabilidade do relações-públicas em estabelecer conexão entre a personalidade do assessorado e a imagem transmitida para o público, além do planejamento de campanhas eleitorais. Observou que, no âmbito político, o assessor é o profissional responsável pela imagem de um candidato ou governo, pelo cuidado ao formar o discurso e pelo conhecimento do público-alvo. “Para o comunicador, ter repertório é essencial”, comentou quando se referiu à informação e à forma de linguagem.

Para ele, criar estratégias eficazes e eficientes que garantam a permanência do status do assessorado também é tarefa interessante. “Ter conhecimento e saber para quem você está trabalhando é fundamental”, ressaltou. Camargo constatou que a ferramenta básica de divulgação é a internet, embora o diferencial do profissional seja não saturar as redes sociais com constantes propagandas. “Quem fizer isso não vai ganhar votos”, alertou. Ao atentar para as características de um bom relações-públicas, discorreu sobre a relevância de saber trabalhar na gestão, no planejamento, no controle e com criatividade. “Nós somos profissionais versáteis. Não existe uma limitação”, concluiu.

Em seguida, Cunha falou a respeito da sua trajetória na área política e a importância de se dedicar inteiramente à Faculdade enquanto aluno. “Só a vivência e o conhecimento nos permite trabalhar mais e melhor”, salientou. Segundo ele, “é sempre bom inovar”, pois o profissional deve descobrir constantemente novas áreas para atuar. Ainda comentou que política se confunde, na maioria das vezes, com política partidária e que, por consequência, as pessoas acabam não vendo a necessidade dela em todos os momentos. “Ela é fundamental para todo mundo”, expôs. A respeito de estratégia política, frisou que participar da campanha de Fortunatti foi sua maior experiência e que analisar os erros dos concorrentes permitiu replanejar ações do assessorado, levando à vitória.

Já Muriel abordou o tema Recortes de um Macrocenário ao destacar pontos de reflexão acerca do que realmente é um RP com atuação na área pública. A convidada falou sobre a consciência que o estudante deve ter de que na profissão vai haver frustrações e jogos de interesses, mas que é preciso saber lidar com isso. Observou a questão da ética pessoal ao mencionar que todo profissional tem a responsabilidade de assumir uma postura, considerando o interesse público e o privado. Ao finalizar, realçou a necessidade do especialista de avaliar onde é o melhor lugar para operar, levando em conta os seus próprios valores e o bem da sociedade.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org