Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
31 de outubro de 2016

“Tornava-se um tanto óbvio o vestibular que eu faria: Jornalismo”

Hiltor Mombach se formou na Famecos em 1978
Por Janaina Rauber
(Foto: Coletiva)

Hiltor Mombach é formado há 38 anos (Foto: Coletiva)

Hiltor Mombach passou parte da infância e da adolescência nas cidades de Erechim e Garibaldi, onde teve seu primeiro contato com o jornalismo. Ao contar que seu pai sonhava em ver o filho passando em um concurso público do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, explica que, apesar de não ter sido aprovado em nenhum dos dois, conseguiu êxito na Rádio Difusora Garibaldi.

Com apenas 15 anos, se tornou locutor, comandando um programa musical diário, das 14 às 17 horas. Nele, começou lendo cartas para os ouvintes e, durante as férias dos seus colegas de trabalho, frequentou o estúdio como substituto, fazendo programas matinais e apresentando noticiários. “Havia até jingle com meu nome. Entrava assim: show musical U 47 com Hiltor Mombach. Hiltor Mombach com eco. Fazia muito sucesso”, lembra.

Seu primeiro trabalho, que gerou a paixão pela profissão, teve que ser abandonado quando se mudou para Porto Alegre. Seus pais adquiriram bares na capital, motivo que fez Mombach, aos 16 anos, deixar Garibaldi. Ao chegar na cidade, ingressou no Colégio Marista Champagnat. Aureliano Calvo Hernández, diretor do colégio da época, percebeu, então, a afinidade que o aluno tinha com as habilidades necessárias de um radialista, e o convidou a ser apresentador dos bailes, que escolhiam as rainhas da escola, e da peça teatral sobre Marcelino Champagnat. Atento ao jeito de Mombach,  Hernández notou o talento do jovem para o jornalismo e, assim, o tornou apresentador oficial do colégio. Este fato, junto com o trabalho na Rádio Difusora Garibaldi, motivou a escolha pela carreira.
Péssimo, segundo ele, em Física, Química e Matemática, Mombach admite que não haveria outra escolha possível a ser feita. “Tornava-se um tanto óbvio o vestibular que eu faria: Jornalismo”. Após a aprovação no ensino médio, o futuro comunicador prestou vestibular e obteve sucesso. Sobre os anos de Faculdade, explica que estudou em todos os turnos. Seu primeiro contato com a profissão, na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, foi através de Anibal Bendati. O professor, já falecido, o convidou para trabalhar em um projeto de revista. “Bendati era um argentino generoso, o papa da diagramação na época”, acrescenta. A respeito do primeiro ano no ambiente famequiano, Mombach já atuava na Folha da Tarde, consequência do convite feito por Francisco Vitorino, editor do Jornal. Ao relembrar da época, diz que muitos dos professores que teve ao longo da faculdade eram seus companheiros no jornal, e, dentre todos eles, destaca o inesquecível Antoninho Gonzales.
Mombach, que completa 38 anos de profissão neste ano, se formou no dia 1˚ de agosto de 1978. Em quase quatro décadas de carreira, o jornalista observa que as coberturas no exterior foram as que mais marcaram sua trajetória no meio da comunicação. “Cobri cinco Copas, seis Olimpíadas e dezenas de outras competições”, afirma orgulhoso. Atualmente, trabalha como secretário de redação, editor-chefe de esportes e colunista do Jornal Correio do Povo. Além disso, alimenta um blog esportivo pelo mesmo veículo.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (7). A entrevistada é Aline Ellwanger, formada em Relações Públicas na Famecos. Ela é sócia-diretora no Quintal Orgânico. 
Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org