Mateus Silveira é designer de produtos e palestrou no 28º SET Universitário (Foto: Luísa Zelmanowicz)
Mateus Silveira, de pé, para se sentir mais confortável, chamou todos para mais perto do palco com o intuito de criar um ambiente intimista. Começou contando sobre sua trajetória e sua entrada na Fiat. O designer de produtos conduziu a palestra Afterburner – Uma força extra para realizar transformações, no auditório 2 do prédio 40.
Afterburner é o conceito que trilhou o desenvolvimento da conversa. Trata de como usar forças externas, pessoas e ideias para gerar soluções. E é essa a ideia central do projeto Futuro das Cidades, que atualmente desenvolve e trouxe para sua palestra, buscando inovações focadas na mobilidade. “A inovação pode ocorrer em diversos processos. É isso que conduz o mercado e gera sucessos. Ela só acontece quando se tem um propósito comum. A mobilidade faz parte disso”.
Silveira deixou claro que a profissão de designer vai muito além de pensar o produto, deve-se pensar seu impacto no ambiente e principalmente nas pessoas. “A coletividade prevalece sobre interesse individual”. Ele também trouxe os desafios e dificuldades do projeto que hoje desenvolve. “A indústria automotiva não acompanha a indústria digital. Não se lança um carro com a rapidez que se lança um smartphone. É preciso pensar e avaliar as estratégias”. Para isso, ele reforça a relevância de se ter parcerias em um projeto como o Futuro das Cidades, como empresas, comunicadores e ativistas.
Dentro desta diversidade de apoios ao projeto, ele destaca a atuação de jornalistas, que ele diz ser fundamental para o entendimento do problema e a organização de uma solução. “O jornalista tem aspecto investigativo, precisamos destes profissionais. Investigação e comunicação em um único indivíduo”.