Nesta sexta-feira (15), ocorre o Trote dos Bixos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, que entraram neste semestre. O início será às 11h30min, logo após o término das disciplinas de História da Arte e Introdução ao Jornalismo, até as 12h45min. O objetivo do trote é a interação entre calouros e veteranos, além de incentivar os novos estudantes a adotarem uma atitude solidária através da doação de livros e produtos de higiene e uso pessoal. Caso chova, a atividade será transferida para o dia 22 de agosto.
Durante o trote, os bixos serão solicitados a modificar suas fotos de capa do Facebook, trocando-as por uma que os próprios veteranos elaboraram. Suas fotos de perfil também serão alteradas para a mesma imagem que consta em suas carteiras de identidade. Ajudando a melhorar a identificação dos calouros, os veteranos confeccionaram crachás com o nome e curso de cada aluno. No período de 4 a 29 de agosto, ocorre também o Trote Solidário. Os bixos, no dia do trote sujo, devem levar ao menos um livro para doação. A regra é simples: quem levar mais livros ganha mais pontos para a sua equipe, que será montada através da distribuição de números, em sequência, minutos antes do início do trote. Outros itens, como produtos de higiene e uso pessoal, serão cobrados e contarão pontos. O montante doado pelos alunos terá como destino o Asilo Padre Cacique, organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 19 de julho de 1898, pelo padre baiano Joaquim Cacique de Barros.
Na sexta-feira, foi planejada uma gincana, composta por uma série de atividades. São elas: caça ao tesouro e questionário, que será utilizado pelos veteranos para apadrinhar os novatos. “Basicamente, o projeto tem por objetivo envolver as pessoas em um momento de descontração, para que os bixos se conheçam melhor”, comenta Joana Berwanger, 18 anos, membro da comissão organizadora do Trote e estudante de Jornalismo do segundo semestre.
Para a caloura de Jornalismo Annie Castro, 18 anos, o trote é um momento de iniciação da vida universitária. “Como estamos na segunda semana de aula, ainda não houve muita interação. Por isso, participar do trote é uma forma de aumentar a convivência, tanto entre nós, colegas, quanto com nossos veteranos”, afirma.