Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
RECEPÇÃO SOLIDÁRIA
10 de março de 2010

Trote recolhe doações e pinta bixos

Por Henrique Diebold e Schariane Kozak
Calouros foram recepcionados com tinta e muita alegria. (Foto: Mariana Fontoura)

Calouros foram recepcionados com tinta e muita alegria.
(Foto: Mariana Fontoura)

Os alunos do segundo semestre da Famecos deram exemplo. O pessoal do turno da manhã organizou um trote para os calouros da Faculdade. Diferentemente dos casos recentes no país, os veteranos escolheram uma recepção exemplar. Ao invés de agressões e humilhações, a ideia desse ano foi o trote solidário: uma gincana de doações. E surpreendeu. Foram cerca de 500 peças de roupa, 25kg de alimento e mais de 400 livros arrecadados. Para completar, os alunos foram ao Hospital São Lucas da PUCRS para doar sangue.

Participaram calouros de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Os donativos recolhidos serão enviados para o Centro de Pastoral e Solidariedade da Universidade e então encaminhados para as entidades mais necessitadas. A estudante de Publicidade Thaís Mahfuz aprovou a recepção:
– Foi uma ótima recepção. O primeiro contato com a faculdade já prometeu coisas boas.

A segunda parte foi dedicada ao chamado “Trote Sujo”. Os veteranos reuniram antecipadamente os calouros para explicar como tudo aconteceria e perguntar se havia alguma restrição por problemas de saúde. Os bixos ficaram livres para decidir se gostariam de participar. Haviam adesivos para identificar os que seriam, ou não, sujos de tinta.
Justamente pela organização e transparência, grande parte dos novos alunos da Famecos fez questão de estar presente na integração. Vestindo roupas velhas e chinelos, os calouros foram sujos de tinta à base de água dos pés à cabeça, colorindo o ritual de boas-vindas aos bixos 2010.

Adesivos identificavam aqueles que estavam dispostos a entrar na brincadeira. (Foto: Mariana Fontoura)

Adesivos identificavam aqueles que estavam dispostos a entrar na brincadeira. (Foto: Mariana Fontoura)

O trote na Famecos é permitido, desde que aprovado pela direção e com uma razão social. No final do último semestre e durante o verão, os veteranos se reuniram com integrantes do Núcleo de Eventos do Espaço Experiência, para explicar como seria a brincadeira. O veterano Vinícius Velho resumiu bem tudo isso:
– O objetivo era proporcionar a integração. Conversamos com os bixos para saber o que eles esperavam, e se concordavam com tudo.

E com esse clima, 2010/2 promete um trote ainda melhor. O exemplo será levado adiante pelos hoje bixos e futuros veteranos.

Famecos: você conhece, todos reconhecem.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org