Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TELEVISÃO
13 de abril de 2012

TV aberta perdeu o padrão de qualidade, diz Boni

Por Paloma Poeta
Ex-vice-presidente da Rede Globo autografa livro lançado quinta-feira, em Porto Alegre (Foto: Priscila Leal)

Ex-vice-presidente da Rede Globo autografa livro lançado quinta-feira, em Porto Alegre (Foto: Priscila Leal)

Mesmo não sendo o criador do rótulo, José Bonifácio, conhecido como Boni, é o responsável indireto pelo famoso “padrão de qualidade” da Rede Globo de Televisão. Criou programas de entretenimento, apostou nas novelas certas, colocou no ar o Jornal Nacional e o Fantástico. Hoje, é dono da TV Vanguarda, junto com os filhos. Na última quarta-feira (12), em palestra na ADVB/RS, ele explorou o lado crítico que o deixou com fama de durão.

Atualmente, Boni tem novas percepções. Ele diz acreditar ser coincidência sua saída da Globo, há mais de dez anos, mas tem certeza que o padrão de qualidade foi perdido. “O mal já foi feito, e a Globo tem que levantar as mãos para o céu por ainda ser uma grande produtora”. Um dos grandes problemas na programação seria o Big Brother Brasil, dirigido pelo filho, Boninho. “Eu não faria e, se fizesse, não teria aquela coisa de dar bebida para provocar reações”, salienta.

Professor da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Marco Villalobos faz uma ressalva, ainda que concorde com Boni. “A televisão aberta é democrática, é para todo mundo”, explica. Públicos e alcance também foram abordados na palestra. O ex-vice-presidente da Rede Globo se posicionou contra a busca incondicional pela audiência. “Sempre fui contra essa ideia do vale tudo, desde o primeiro dia que pisei na Globo. Não é o vale tudo, é o melhor possível”, defende.

A importância do conteúdo, defendida por Villalobos, parece preocupar também José Bonifácio, que faz da TV Vanguarda seu laboratório de erros e acertos. Para resgatar o famoso padrão de qualidade e acabar com a mesmice, Boni dá a dica: “A televisão, hoje, favorece muito mais a forma do que o conteúdo. Conteúdo precisa de texto, mas tem que ser escrito por alguém de fora da televisão, sem vícios”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org