Mais um prêmio para a estante da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A TV Foca, núcleo de telejornalismo formado por estudantes, levou o terceiro lugar no XXVII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Acadêmico, com o especial Ditadura x Imprensa. O programa, um telejornal, teve como tema a censura da imprensa na ditadura militar e questionou a importância da abertura dos documentos históricos da época.
Sob a orientação dos professores Cristiane Finger, Marco Antônio Villalobos e Roberto Tietzmann, os alunos Bruna Vianna Lopes, Alexandre Soares Pinto, Bruna Essig, Camila Hermes, Camila Kosachenco, Danielle Brittes, Estevan Piva, Fernanda Cardoso, Giuliana De Toledo, Jéssica Tarantino, Luiza De Conti Lorentz, Marcus Perez, Natália Piazenski, Rafael Grendene e Vithoria Vaz entrevistaram censores, jornalistas que trabalharam durante a ditadura e familiares de desaparecidos para produzir o telejornal, que concorreu com outros oito projetos de todo o Brasil. Os técnicos Adriana Calleya Ceresér, Davi Pretto, David Xavier Bernardes, Francisco Edson da Silva e Paulo da Silva Laurindo também fizeram parte do telejornal.
A premiação do XXVII Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo acontece dia 10 de dezembro na sede da OAB de Porto Alegre.
Veja a primeira parte do programa vencedor do XXVII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo Nacional
Veja a segunda parte do programa vencedor XXVII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo Nacional