Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
25 de agosto de 2011

Últimas palestras da Ubitec falam sobre as consequências da tecnologia

Por Leo Urnauer
Prof. Dr. Juremir Machado da Silva palestra no 4º painel - Ideologia, imaginário e ubiquidade (Foto: Luiza Menezes)

Prof. Dr. Juremir Machado da Silva palestra no 4º painel – Ideologia, imaginário e ubiquidade (Foto: Luiza Menezes)

As últimas duas palestras do 1º Encontro de Ubiquidade Tecnológica discutiram sobre as consequências que as atuais plataformas de acesso à tecnologia trazem para sociedade. O encontro ocorreu na quarta-feira, 24 de agosto, no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A proposta dos organizadores era pensar sobre tecnologia através de diferentes áreas do conhecimento. O Grupo de Pesquisa de Ubiquidade Tecnológica do PPGCOM da Famecos reuniu professores de comunicação, ciências sociais, design e letras para o evento.

A terceira palestra teve início às 17h30min, com o tema foi “Mercado e Mobilidade: consumos, interações e processos ubíquos”. Na mesa, estavam o mediador Gustavo Buss e os professores Antônio Hohlfeldt e Eduardo Pellanda, da Famecos, além da professora Ana Cláudia Monari Domingos da Faculdade de Letras (FALE) da PUCRS. Os palestrantes falaram sobre os diferentes tipos de suporte de linguagem hoje existentes como, por exemplo, o tablet. A tendência é de cada vez mais os livros, os jornais e as revistas passem a serem lidos através dessas plataformas. Mas para isso, novos formatos de leitura precisam ser criados. O professor Pellanda, adepto do tablet, explica a facilidade do acessório da Apple, “O tablet pode ser livro, computador e várias outras coisas. Significa, também, uma mudança em toda a economia”, defende.

A última palestra da Ubitec, foi uma amostra das possibilidades abertas pela tecnologia. O professor Henrique Antoun, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, não pode comparecer ao evento. Como era um dos palestrantes, falou através do “skype”. “Mesmo não estando fisicamente, posso falar com vocês daqui do Rio. Isso é uma ubiquidade”, observou Antoun. A palestra “Ideologia, Imaginário e Ubiquidade ainda contou com os professores da Famecos, Juremir Machado da Silva e Francisco Rudiger. O mediador foi Pedro Henrique Baptista Reis. Os palestrantes começaram falando sobre a falta de ideologias, hoje, na sociedade. Segundo o professor Rudiger, o panorama atual são de ideias de liberdade que não necessariamente formam um sistema, conhecido como ideologia. Eles ainda acreditam que vivemos a tecnologia como ideal. Apesar disso, apontaram problemas que têm surgido, como o acesso a livros, músicas e contéudo sem uma remuneração para os autores dessas obras. “O que eu interfiro com meu intelecto, é meu. Mesmo que seja coletivo, me deu trabalho, e esse exige remuneração. Isso se aplica em qualquer área”. defendeu Juremir.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org