Com o objetivo de avaliar a qualidade da educação superior, o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) será aplicado este ano aos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
A avaliação é composta por cinco níveis indicadores de qualidade. Níveis iguais ou superiores a três (3) apontam padrão satisfatório. “Os indicadores de qualidade da educação superior impactam na trajetória dos estudantes, no curso e na instituição”, afirma Marion Creutzberg, coordenadora de avaliação da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS.
A partir dos indicadores de qualidade apresentados, podem variar fatores como candidatura do curso/instituição de ensino a editais; manutenção de processo seletivo e vagas; acesso a financiamento estudantil (como Fies e Prouni); programas de mobilidade em universidades no Exterior; seleção em programas de pós-graduação e reconhecimento de diploma no exterior.
A prova tem 40 questões, 10 relativas à formação geral e 30 sobre componentes específicos da área. O teste é elaborado por professores do Brasil inteiro. O desempenho na avaliação é público e pode ser consultado a qualquer momento. O aluno que faltar à prova fica irregular perante o MEC (Ministério da Educação) e não poderá colar grau.
No vídeo abaixo, Marion Creutzberg, coordenadora de avaliação da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS, destaca a relevância do ENADE para o aluno e para a instituição de ensino.