Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TWITTER
22 de março de 2012

Um canal imediato para a comunicação

Por Adriano Pinzon e Júlia Lewgoy
Twitter completou seis anos na última quarta-feira (Foto: Guilherme Testa)

Twitter completou seis anos na última quarta-feira (Foto: Guilherme Testa)

Nessa semana, uma importante ferramenta da comunicação completou seis anos. O Twitter, criado em 2006, ultrapassou o simples intuito esperado por seu fundador Jack Dorsey de saber o que seus amigos estavam fazendo, relatados em apenas 140 caracteres.

Hoje, o microblog é muito mais do que isso. Possui 500 milhões de usuários em todo o mundo, alimenta discussões e seleciona conteúdos por interesse de cada conta pessoal. O Espaço Experiência conversou com os professores Eduardo Pellanda, Cristiane Mafacioli, Fábio Canatta e Neka Machado da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS para pensar sobre a relação do microblog com a comunicação.

É consenso entre eles que hoje a comunicação é uma grande aliada do Twitter. Pellanda entende a ferramenta como uma ajuda, um canal extra além dos meios tradicionais de notícia. “Além de gerar notícias pessoais, faz com que as pessoas acompanhem matérias que são divulgadas na página de cada adepto da rede”, afirma. Canatta crê que a timeline do Twitter facilitou a vida das pessoas. “O usuário escolhe aquilo que quer seguir. Ele seleciona segmentos de seu interesse e acompanha tudo em um único lugar”, diz.

Para Cristiane e Neka, o Twitter é a forma mais rápida e constante de relacionamento na internet hoje. “O imediatismo é o trunfo dessa rede”, aponta Cristiane. Neka acredita que o microblog é um caminho para observar pessoas. Ela conta que empresas de RH fazem seleção a partir do uso da ferramenta. “O Twitter hoje é um meio de uso profissional, não mais amador”, destaca.

Unânimes, os professores destacam o uso do Twitter como uma forma única de narração de textos, eficiente pela sua dinâmica. “O limite de 140 caracteres faz com que as pessoas pensem na informação que estão lendo ou publicando”, conclui Pellanda.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org