Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
23° SET UNIVERSITÁRIO
23 de setembro de 2010

Um carro de criação colaborativa

Por Juliana Palma
Gabriel Borges, Valéria Santos e Leo Nishihata trouxeram os conceitos da criação do Fiat Mio (Foto: Bruno Todeschini)

Gabriel Borges, Valéria Santos e Leo Nishihata trouxeram os conceitos da criação do Fiat Mio (Foto: Bruno Todeschini)

Uma iniciativa que estimula os consumidores a pensar num automóvel para o futuro. O terceiro carro-conceito – ou Fiat Concept Car III – a ser lançado pela Fiat em outubro no Salão do Automóvel em São Paulo reuniu, pela web, mais de 11 mil ideias e necessidades enviadas por mais de 17 mil participantes de 120 países. O portal traz para o internauta o processo de construção e montagem do FCC-III por meio de textos, fotos e vídeos, e já contabiliza mais de um milhão de acessos.

Esse é o Projeto Fiat Mio, apresentado na manhã desta quarta-feira na palestra Fiat Mio, um case de inovação e sucesso, realizada na Famecos. Mediada pela professora de Publicidade e Propaganda Cristiane Mafacioli Carvalho, a conversa contou com a presença de Gabriel Borges, mestre em Marketing Avançado e diretor de planejamento da Agência Click, Leo Nishihata, jornalista e editor de conteúdo do portal Fiat Mio, e Valéria Santos, bacharel em Design de Produtos.

Baseado nos modelos Open Source e Creative Commons, a proposta tem como pilar a inovação aberta. Citando o Google como case, Gabriel Borges esclareceu que o projeto é uma plataforma colaborativa na internet. “A marca precisa ouvir o consumidor e dialogar com ele”, explica. A ideia da comunicação entre usuários se materializou à época do lançamento do Fiat Linea, em 2009. A exemplo do que acontece agora, a criação de um blog mostrava os bastidores da produção.

Segundo Leo Nishihata, foram formados, no portal, 21 tópicos de discussão para que os participantes pudessem debater os conceitos enviados pelos participantes. Ele foi o responsável por compilar tudo e transformar em realidade as necessidades possíveis.

Em termos de design, Valéria Santos declara que tudo é diferenciado. O projeto mudou a forma de criar, só pelo fato de esperar pelo retorno dos usuários. O carro tem a característica de romper com o processo de produção existente no mercado. A ideia surgiu totalmente ligada com a comunicação. Tudo foi pensado e estudado para que fosse uma proposta ousada que quebrasse o maior valor da Fiat: o sigilo. “A indústria automotiva é movida pelo sigilo, e o Fiat Mio buscou o que há de mais tecnológico para inverter essa situação”, conta.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org