Com a proposta de retratar os problemas ecológicos da Mata Atlântica para a sociedade, a equipe de artistas independentes, formados no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE), da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, lança curta-metragem com financiamento coletivo no Catarse.
A previsão de lançamento é outubro de 2015. Porém, para que sejam iniciados os projetos, a equipe está produzindo duas festas no interior e uma em Porto Alegre (dia 1º de novembro, na Casa de Teatro), onde os convidados devem ir fantasiados para comemorar o Dia das Bruxas.
Astênico é um curta independente, do gênero horror, com aproximadamente 15 minutos, produzido e custeado integralmente por financiamento coletivo. Para a diretora Paula Martins, a busca de um gênero que fosse apto a tocar em tabus e a se comunicar com o inconsciente humano foi a proposta do filme.
Despertar e alertar as pessoas para os problemas ecológicos que chegam junto com o ser humano nas reservas naturais é a pretensão do curta. As arrecadações já começaram e vão até a meia-noite do dia 1º de dezembro, no site do Catarse.