Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ENADE
7 de novembro de 2012

Um diferencial no mercado

Por Eduardo Deconto

Anik Suzuki, do grupo RBS, gravou entrevista na Famecos (Foto: Andressa Moreira/Espaço Experiência)

Os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) com previsão de formatura até o primeiro semestre de 2013 realizam, no próximo dia 25, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), a prova é realizada a cada três anos e tem como objetivo avaliar a qualidade das instituições de ensino superior do país. Mais do que o reconhecimento da universidade no cenário nacional, a nota no exame pode ser o diferencial de um candidato na conquista de uma vaga no mercado.

Segundo a gerente executiva de comunicação corporativa do Grupo RBS, Anik Suzuki, a empresa estrutura uma espécie de dossiê de cada candidato, para analisar qualidades como a capacidade de aprendizado, a experiência no mercado e a proximidade com os valores empresariais. “Avaliamos notas, instituições e situações de liderança pelas quais ele passou. O Enade é mais um dos fatores que compõem esse parecer. Um bom desempenho mostra como ele se saiu ao longo da vida acadêmica”, afirma.

Anik destaca, também, que o Enade serve como um treinamento para os profissionais e que a nota no exame demonstra a capacidade do estudante de enfrentar e vencer momentos de avaliação. “Passamos por muitas situações como essa durante a trajetória profissional. Desde a entrevista de emprego, até a gestão de carreira e a observação de outras empresas. Somos avaliados o tempo inteiro”, analisa.

Já a coordenadora de avaliação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Marion Creutzberg vê o exame como uma oportunidade para os estudantes compararem seus conhecimentos com acadêmicos de todo o país. “Não basta ser bom, tem de mostrar competência e a prova é um espaço para isso. É importante para a universidade e para o currículo do aluno”. Além disso, o primeiro colocado de cada curso no Brasil recebe do Ministério da Educação (MEC) uma bolsa de estudos para pós-graduação em qualquer instituição de ensino superior do país. A PUCRS também oferece uma bolsa mérito destinada aos seus alunos.

A prova do Enade é composta por 40 questões, divididas em Conhecimentos Gerais (10), Comunicação Social (10) e Jornalismo, ou Publicidade e Propaganda (20). O Inep disponibiliza em seu site, para quem quiser se preparar para o exame, edições anteriores da avaliação.

Os professores paraninfos Fábian Chelkanoff, de Jornalismo, e Ilton Teitelbaum, de Publicidade e Propaganda falam sobre a relação entre Enade e o mercado de trabalho. Confira:

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org