Os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) com previsão de formatura até o primeiro semestre de 2013 realizam, no próximo dia 25, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), a prova é realizada a cada três anos e tem como objetivo avaliar a qualidade das instituições de ensino superior do país. Mais do que o reconhecimento da universidade no cenário nacional, a nota no exame pode ser o diferencial de um candidato na conquista de uma vaga no mercado.
Segundo a gerente executiva de comunicação corporativa do Grupo RBS, Anik Suzuki, a empresa estrutura uma espécie de dossiê de cada candidato, para analisar qualidades como a capacidade de aprendizado, a experiência no mercado e a proximidade com os valores empresariais. “Avaliamos notas, instituições e situações de liderança pelas quais ele passou. O Enade é mais um dos fatores que compõem esse parecer. Um bom desempenho mostra como ele se saiu ao longo da vida acadêmica”, afirma.
Anik destaca, também, que o Enade serve como um treinamento para os profissionais e que a nota no exame demonstra a capacidade do estudante de enfrentar e vencer momentos de avaliação. “Passamos por muitas situações como essa durante a trajetória profissional. Desde a entrevista de emprego, até a gestão de carreira e a observação de outras empresas. Somos avaliados o tempo inteiro”, analisa.
Já a coordenadora de avaliação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Marion Creutzberg vê o exame como uma oportunidade para os estudantes compararem seus conhecimentos com acadêmicos de todo o país. “Não basta ser bom, tem de mostrar competência e a prova é um espaço para isso. É importante para a universidade e para o currículo do aluno”. Além disso, o primeiro colocado de cada curso no Brasil recebe do Ministério da Educação (MEC) uma bolsa de estudos para pós-graduação em qualquer instituição de ensino superior do país. A PUCRS também oferece uma bolsa mérito destinada aos seus alunos.
Os professores paraninfos Fábian Chelkanoff, de Jornalismo, e Ilton Teitelbaum, de Publicidade e Propaganda falam sobre a relação entre Enade e o mercado de trabalho. Confira: