Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2012

Um marketing criativo que se afasta da mesmice

Por Rodrigo Mello

Foto: Carolina Clausen/ Famecos/ PUCRS

“Marketing tradicional fala em pessoas, e marketing de conteúdo fala com as pessoas em conversas de bom conteúdo”. Foi com a frase do especialista em marketing Doug Kessler que o jornalista Rafael Terra iniciou a oficina Marketing de Conteúdo Digital, realizada nesta terça-feira (28) no 25º SET Universitário. Com passagens por veículos de comunicação online como Terra e ClicRbs e cobertura de grandes eventos sobre redes sociais, o ministrante apresentou aos alunos toda a mecânica de trabalho com marketing de conteúdo através de slideshow e vídeos de ações de grandes marcas nas redes sociais.

Terra, diretor/CEO da Fabulosa Ideia (empresa especializada em assessoria de comunicação, produção de conteúdo virtual e ações em mídias sociais), alertou para objetivo do marketing de conteúdo: não fazer publicidade, mas construir bom conteúdo em texto, infográficos e entretenimento para atrair o cliente da marca. “A propaganda tradicional é interruptiva, enquanto o marketing de conteúdo faz o público ir atrás da marca”, afirmou, acrescentando que profissionais da área buscam “reter o cliente, criando laços duradouros para campanhas futuras”.

O blog do Inter City Hotéis foi um dos cases de sucesso apresentados na oficina. O blog Soltando a Gravata, voltado para o público masculino, continha posts sobre assuntos que sempre interessam aos homens. Desde o modo de se vestir até futebol, afastando-se da propaganda e se aproximando do cliente. “Conversa gera feedback, e feedback melhora produto”, disse Terra. Ele lembrou que a Fiat fez o modelo e as cores do novo Uno a partir de sugestões do público.

Terra afirmou que o mercado é escasso no país. Por isso há muito espaço para quem faz. O jornalista também deu várias dicas sobre como produzir um bom conteúdo na rede. “Para isso, o site da empresa tem de estar em constante atualização, assim como as páginas nas redes sociais”.

O ministrante sugeriu indicou o caminho para ser relevante nas postagens, fazer pesquisa com clientes e pensar no design editorial de sites e fan pages. “Mas o valor maior do marketing de conteúdo é o engajamento do consumidor, que, se gosta de uma ação de determinada empresa, ele próprio acaba produzindo conteúdo para a marca”, salientou. Terra concluiu sua palestra com uma sentença: “Evangelize. Seu cliente pode ser seu maior divulgador”.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org