Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
DIPLOMA
1 de dezembro de 2011

Uma batalha vencida pelo Jornalismo

Por Marcos Westermann
Em 2010, Cristiane Finger discursa a alunos durante manifestação (Foto: Bruno Todeschini)

Em 2010, Cristiane Finger discursa a alunos durante manifestação (Foto: Bruno Todeschini)

No dia 17 de junho de 2009, o Superior Tribunal Federal (STF) acabava com a obrigatoriedade do diploma para o Jornalismo. Desde então, alunos e professores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS realizaram protestos e manifestações contrárias à decisão. Depois de mais de dois anos de luta para neutralizar a escolha do STF, enfim, o resultado positivo. Nesta quarta-feira, 30, o Senado votou, e aprovou em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que restitui como obrigatória a formação acadêmica.

“Um grande impacto que isso pode trazer é o restabelecimento de parâmetros para as relações trabalhistas dentro das redações”, explica Vitor Necchi, coordenador do curso de Jornalismo da Famecos. Necchi ainda recorda do susto que os alunos tiveram em 2009, mas salienta que não houve desistência em momento algum. “Muito pelo contrário. Houve uma mobilização permanente para destacar o diferencial que a formação propicia”.

Em julho de 2009, um vídeo em nome da Faculdade foi desenvolvido. Um ano depois, os alunos, junto dos professores, redigiram um manifesto em favor do diploma, que trouxe cerca de 250 pessoas ao saguão da Famecos. As discussões não pararam por aí. Em março de 2011, o debate Para que serve teu diploma?, promovido pelo Núcleo de Estudantes do Sindicato dos Profissionais do Jornalismo do Rio Grande do Sul, marcou o início do semestre.

Para a estudante do sétimo semestre de Jornalismo Luiza Carneiro, esse tipo de atividade precisa ser mais constante dentro das universidades. “Precisamos de conteúdo, debates. Lembro que quando foi decidido que o diploma não seria mais obrigatório, fiquei muito chateada”, afirma. Segundo ela, a faculdade cumpre o papel de trazer credibilidade ao profissional. “Nesses novos formatos, precisamos saber organizar as informações para o recepetor”.

Necchi compactua com o pensamento de Luiza. “A sociedade demanda por narrativas em diferentes formatos, e o ambiente que se dá formação intelectual, técnica e ética para fazer isso é a universidade”, conclui.

O projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno. Se isso acontecer, vai para a Câmara dos Deputados e passa, novamente, por dois turnos.

Confira o manifesta na íntegra

Manifestação defendeu a formação acadêmica

Realizado em março, Famecos sediou debate sobre o diploma

 Em 2009, professores da Famecos defenderam o diploma

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org