Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
2 de abril de 2014

Uma história para ser lembrada

Livro sobre a ditadura militar é lançado em noite de emoção na Famecos
Por Carolina Zorzetto e Vanessa Carvalho
13585211084_897e5a85d7_z

Foto: Edissa Waldow

O auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS ficou completamente lotado na noite dessa terça-feira. O motivo era nobre: o lançamento do livro Histórias para lembrar, que reúne 31 depoimentos de pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas com a ditadura militar no Brasil. A obra, escrita por 18 alunos da disciplina de Projeto Experimental IV do curso de Jornalismo, traz registros de um período triste da história brasileira, mas que não deve ser esquecido.

Alunos, pais, professores e interessados pela história estavam presentes. A noite começou com um debate entre Suzana Lisboa, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e o advogado João Carlos Bona Garcia, preso e torturado pelo regime militar. Alexandre Elmi e Vitor Necchi, também professores da faculdade, contaram como surgiu a ideia do livro e como foi executada. “As pessoas falavam espontaneamente, não tínhamos um roteiro pré-definido”, disse Elmi.

Casada com  Luiz Eurico Lisboa, um dos muitos desaparecidos da época, Suzana Lisboa foi a primeira a contar a história que mudou sua vida. “…..” O debate seguiu com Bona Garcia, que relatou os momentos de angústias e sofrimento vividos por ele nos porões de tortura. ” Queríamos ser nós mesmos e lutar por um mundo melhor “, desabafa Garcia.

Com muita emoção, os alunos envolvidos e os debatedores foram aplaudidos pela plateia. Na saída do auditório, os livros foram distribuídos para o público, que se dirigiu ao saguão do prédio 7 da PUCRS para a sessão de autógrafos. O espaço foi muito disputado. Em uma grande fila, esperavam para receber a assinatura dos alunos que relembraram, com sua obra, um dos períodos mais obscuros da história do Brasil.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org