Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2012

Uma notícia, muitos pontos de vista

Por Júlia Lewgoy, Caroline Seixas e Rafael Ribeiro

Foto: Giovanna Pozzer/ Famecos/ PUCRS

A designer de interatividade do jornal “The Guardian”, de Londres, Mariana Santos, marcou presença na noite desta terça-feira (18) no 25° SET Universitário. Integrante do time que conta histórias através de base de dados visuais e interfaces interativas, a portuguesa mostrou projetos do jornal que integram o conceito de open journalism: muitos, incluindo os leitores, constroem a notícia sobre pontos de vista diferentes, mediados pelo repórter.

Mariana começou fazendo um breve relato a respeito do seu período acadêmico. Revelou não ter sido uma aluna muito assídua nas aulas, devido à dedicação em outras áreas como o teatro e o francês. Com grande anseio em viajar e conhecer novas culturas, fez um intercâmbio para a França. Dessa experiência, escreveu um livro incentivando pessoas a saírem de casa para terem experiências diferentes no exterior. Morou em Berlim, onde trabalhou na Universal Music como designer de capa de CDs. Lá conheceu as pessoas que a levaram para um estágio no The Guardian, em Londres. “Só estou contando tudo isso para dizer que não há muita diferença entre eu e vocês”, disse Mariana, incentivando a platéia a acreditar e valorizar o seu trabalho.

A designer sempre teve paixão por tecnologia e arte. No jornalismo de dados, ela vê tendências e conta isso através de histórias visuais e animadas. “Tenho um papel de cientista”, define. Mariana mostrou exemplos de trabalhos do The Guardian e de outros jornais, como montagens de gráficos animados para explicar dados complexos e notícias que produzem mapas em 3D com anotações editoriais e outros tipos de mídias.

As forças sociais e o esforço coletivo são valorizadas em seu trabalho diário. “No The Guardian, pensamos que nós, jornalistas, temos que usar as mídias sociais a nosso favor, para transmitir as notícias”, salientou. Quanto ao futuro, Mariana aposta na plataforma mobile como meio para contar histórias.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org