Dormir, lagartear, acessar a internet. Não fazer absolutamente nada ou comer um doce. As respostas são muitas. A pergunta, uma só: o que fazer depois do almoço? O Sobremesa Musical é mais uma alternativa para a comunidade acadêmica da PUCRS. De abril a dezembro, todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, a Orquestra Filarmônica se apresenta no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (prédio 9). O aperitivo, que teve sua primeira edição em 2006, envolve diferentes estilos musicais, desde música clássica até rock internacional.
Para manter a sequência semanal de apresentações, a Orquestra se divide em três grupos – metais, madeira e cordas. A partir disso, é possível inovar com estilos musicais diferentes, com ensaios em separado. Bandas como Pink Floyd e Mettalica já foram interpretadas pelos músicos, assim como gêneros portugueses e a bossa nova de Tom Jobim.
Segundo Marcio Buzzato, maestro da Orquestra Filarmônica da PUCRS, o maior objetivo do projeto é atrair a comunidade acadêmica, formando um novo público que passe a admirar a Orquestra em apresentações até mesmo fora da Universidade. “Muitas pessoas só tem contato com o rádio, AM e FM. Outras apenas ouvem música erudita, por orquestras. O mais interessante é unir os dois”, explica. As apresentações que envolvem o rock são especiais para Buzzato, pela exaltação e tamanho do público. Os concertos de música clássica, no entanto, são gratificantes e importantes profissionalmente para o maestro.
A Orquesta Filarmônica da PUCRS, fundada em 2004, integra o Instituto de Cultura Musical (ICM) da Universidade. Participa de eventos internos – como as apresentações do Sobremesa Musical, formaturas e recepções de calouros – e externos, como o projeto Concertos Comunitários, que acontece em diversas cidades do Estado. Esteve presente em mais de 500 eventos.
Nesta quarta (17), no entanto, a Orquestra cede o espaço para um show da banda Doutor Roberto, formada por alunos da Famecos e uma das cinco finalistas do concurso Palco PUCRS. A entrada para todas as edições do projeto é gratuita. O público pode dar sugestões para as próximas programações através do envio de email para instituto.cultura@pucrs.br. A atração desta quarta já tocou no Diário do Campus: