Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
MÚSICA
15 de julho de 2013

Uma orquestra no cardápio

Com repertório variado, Orquestra Filarmônica apresenta projeto Sobremesa Musical à comunidade acadêmica da PUCRS
Por Samuel Lima
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Dormir, lagartear, acessar a internet. Não fazer absolutamente nada ou comer um doce. As respostas são muitas. A pergunta, uma só: o que fazer depois do almoço? O Sobremesa Musical é mais uma alternativa para a comunidade acadêmica da PUCRS. De abril a dezembro, todas as quartas-feiras, das 13h às 13h30min, a Orquestra Filarmônica se apresenta no átrio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (prédio 9). O aperitivo, que teve sua primeira edição em 2006, envolve diferentes estilos musicais, desde música clássica até rock internacional.

Para manter a sequência semanal de apresentações, a Orquestra se divide em três grupos – metais, madeira e cordas. A partir disso, é possível inovar com estilos musicais diferentes, com ensaios em separado. Bandas como Pink Floyd e Mettalica já foram interpretadas pelos músicos, assim como gêneros portugueses e a bossa nova de Tom Jobim.

Segundo Marcio Buzzato, maestro da Orquestra Filarmônica da PUCRS, o maior objetivo do projeto é atrair a comunidade acadêmica, formando um novo público que passe a admirar a Orquestra em apresentações até mesmo fora da Universidade. “Muitas pessoas só tem contato com o rádio, AM e FM. Outras apenas ouvem música erudita, por orquestras. O mais interessante é unir os dois”, explica. As apresentações que envolvem o rock são especiais para Buzzato, pela exaltação e tamanho do público. Os concertos de música clássica, no entanto, são gratificantes e importantes profissionalmente para o maestro.

A Orquesta Filarmônica da PUCRS, fundada em 2004, integra o Instituto de Cultura Musical (ICM) da Universidade. Participa de eventos internos – como as apresentações do Sobremesa Musical, formaturas e recepções de calouros – e externos, como o projeto Concertos Comunitários, que acontece em diversas cidades do Estado. Esteve presente em mais de 500 eventos.

Nesta quarta (17), no entanto, a Orquestra cede o espaço para um show da banda Doutor Roberto, formada por alunos da Famecos e uma das cinco finalistas do concurso Palco PUCRS. A entrada para todas as edições do projeto é gratuita. O público pode dar sugestões para as próximas programações através do envio de email para instituto.cultura@pucrs.br. A atração desta quarta já tocou no Diário do Campus:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org