Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PÓS-GRADUAÇÃO
16 de setembro de 2014

Uma tarde para ouvir Maffesoli, Casalegno e La Rocca

Seminário que celebra 20 anos do PPGCOM segue nesta quarta-feira
Por Juan Domingues

seminario3642PS160914Doutor Honóris Causa pela PUCRS, o sociólogo francês Michel Maffesoli é quase um porto-alegrense. É a terceira vez que visita a capital gaúcha em 2014. “Falei para o Juremir (professor Juremir Machado da Silva) que preciso procurar um apartamento na cidade”, brincou, sentado no centro da mesa composta por três discípulos seus: a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Famecos Cristiane Freitas Gutfreind, Fabio La Rocca, da Universidade Paris V/Montpellier, e Federico Casalegno, do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), dos Estados Unidos. O grupo participou da conferência Teorias e Pesquisa: ideias em movimento, que ocorreu na tarde desta terça-feira (16). Maffesoli é uma das principais estrelas do Seminário Cooperação e Internacionalização em Comunicação, que comemora os 20 anos do PPGCOM, começou pela manhã e se encerra nesta quarta-feira (17).

Federico Casalegno foi o primeiro a falar no período da tarde. Munido com slides, o pesquisador do MIT apresentou parte das pesquisas que tem realizado nos últimos anos. Os estudos tratam, basicamente, de um tripé formado por pessoas, informação e lugares e a relação desses agentes com a tecnologia. Casalegno mostrou, inclusive, um estudo de 2010, que teve a participação de alunos da Famecos, o Locast Civic Media. “A proposta mostra o engajamento das pessoas com os fatos da cidade”, disse Casalegno, depois de exibir um vídeo do projeto.

Utilizando abordagem semelhante à de Casalegno, Fabio La Rocca também trabalha com um tripé. Em seus estudos, Rocca se concentra na imagem, na tecnologia e nas cidades. “A proposta é refletir sobre novos paradigmas, com um novo olhar. São ideais em movimento, é o movimento das ideias”, afirmou. Para explicar como se dá a pesquisa com a qual trabalha, Rocca citou várias vezes a expressão “olhar climatológico” para mostrar a partir de qual ponto de vista estuda o social. “Busco a reformulação do olhar sobre as coisas. Analiso uma espécie de hibridização homem-técnica. Penso no cinema, por exemplo, como uma janela para o mundo”, afirmou.

O Auditório da Faculdade de Informática estava repleto de professores, alunos da Pós-Graduação e da Graduação que aguardavam a aula de Michel Maffesoli, o último dos palestrantes da tarde a falar. Citou Platão e Aristóteles, cujos pensamentos, segundo o pesquisador, em algum momento, convergiram para a importância de a humanidade se entusiasmar por algo que a colocasse em movimento. Falou sobre memória e na alta capacidade de se poder preservá-la a partir do desenvolvimento tecnológico. Explicou o imaginário, os conflitos políticos, como a Primavera Árabe, a invenção do indivíduo, a economia, a tecnologia. “A crise não é econômica. A crise está na cabeça. É o turbilhão da vida”.

Em pouco mais de 30 minutos, Maffesoli disse mais. Falou sobre o princípio da realidade política, realidade econômica e realidade social, que, de acordo com ele, estão ligadas à profissão, ao dinheiro. “Só podemos compreender o real a partir do irreal”. Considerando-se um mestre e um anarquista ao mesmo tempo, citou as revoluções. “Fazer uma revolução pode ser revolver coisas que acreditávamos ultrapassadas e retomá-las”, defendeu. Para Maffesoli, a humanidade está no cerne de algo que ainda precisa ser desvelado, tamanhas são as mudanças em andamento. “É como um adolescente. Ele não se dá conta que vive um momento que não consegue compreender bem”.

O evento prossegue nesta quarta-feira (17), com duas conferências: Cooperação e Pesquisa: teorias e métodos (a partir das 9h), com Philippe Joron, Miriam Rossini e Esnel José Fagundes, com a coordenação de Carlos Gerbase,  e Comunicação, tecnologia, identidade e sociedade (a partir das 14h), com Dominique Wolton e Isabel Ferin, com a coordenação de Juremir Machado da Silva.

As palestras desta quarta-feira podem ser acompanhadas aqui.

No canal do Youtube, você também pode acessar as palestras da manhã e da tarde do primeiro dia do Seminário Cooperação e Internacionalização em Comunicação.

 

 

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org