Com caráter inédito no país por reunir um Poder Judiciário estadual e uma emissora de televisão, o convênio entre a TV Universidade de Porto Alegre (UNITV) com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ) foi renovado após três anos em vigor. A cerimônia de assinatura contou com as presenças do reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, e do presidente do TJ, desembargador Marcelo Bandeira Pereira.
Com o novo contrato, a UNITV continua veiculando o programa Justiça Gaúcha, produzido pela Unidade de Imprensa do Tribunal de Justiça em formato telejornal, com o objetivo de informar os telespectadores sobre direitos trabalhistas. Também apresenta reportagens sobre casos julgados e entrevistas.
A UNITV foi criada em 1998 em decorrência da lei da TV a cabo (Lei 8.977/95), que prevê canais universitários para uso compartilhado entre universidades localizadas nos municípios da área de prestação de serviço das operadoras. Com sede em Porto Alegre (nos estúdios de televisão da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS), a UNITV resulta da união entre PUCRS, UFRGS, UFCSPA e UniRitter. A emissora divide sua grade entre programas produzidos pelas universidades e pelo Tribunal, operando no canal 15 da Net e em sua página oficial na internet.