Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Bolsa de Estudos
3 de abril de 2017

Universidade Humboldt oferece bolsas para jornalistas científicos na Alemanha

Programa na Universidade Humboldt oferece auxílio financeiro e passagens aéreas para jornalistas científicos
Por Mariane Castilhos
A ideia do programa na Universidade Humboldt é que a experiência em Berlim coloque o candidato em contato com o cenário de inovações científicas na Alemanha (Foto: Natália Pegorer)

A experiência em Berlim coloca o candidato em contato com o cenário de inovações científicas na Alemanha (Foto: Natália Pegorer)

Já pensou passar uma temporada na capital alemã? E o melhor: recebendo conhecimento, experiência e também alguns euros? O Berlin Science Communication Award criou um programa que oferece bolsas para jornalistas científicos do Brasil, de Singapura ou dos Estados Unidos. O projeto age como residência de dois meses na capital Berlim. Os vencedores do prêmio permanecem de outubro a novembro de 2017 na Universidade Humboldt, estabelecendo contatos com pesquisadores e instituições alemãs. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 17 de abril.

Ainda em dúvida se a Alemanha é um bom destino? Veja a palavra de quem esteve lá. É o exemplo do estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Eduardo Eckert, que realizou um intercâmbio de dois meses no país, conhecendo diferentes cidades. Segundo ele, a Alemanha é um país bastante receptivo, de bom humor e com inúmeros estrangeiros, tanto brasileiros quanto de outras nacionalidades. “O que me chamou a atenção foi como o país é organizado, tanto para turismo quanto para o comércio, quase todos sabem falar inglês, então, quando tu não sabia falar alguma palavra em alemão, acabava falando inglês que entendiam. Recomendo a todos visitar Koln e Berlim, cada parte das cidades tem uma história diferente sobre o que o país viveu” explica.

Para Bianca Schmidt, formada em Farmácia pela PUCRS e residente no Hospital São Lucas, o interesse pelo país europeu é antigo, tendo em vista que sempre leu sobre a Alemanha, mas principalmente pelas duas grandes guerras que aconteceram no país. “As cidades que eu visitei, Berlim e Munique, são completamente diferentes. Berlim é moderna e urbana, mas consegue em sua contemporaneidade mostrar a sua história. Enquanto que Munique, a cidade da Octoberfest, é muito noturna, alegre e movimentada, lembrando as cidades de origem alemã do sul do Brasil. Eu sugiro reservar pelo menos uma semana para conhecer as duas cidades, os monumentos, parques e igrejas, a história, a cultura e a gastronomia”, completa.

Priscila Witt, estudante de Administração da PUCRS, ficou quatro dias em Berlim e amou ter conhecido a cidade, linda e cheia de histórias. Na época morando em Dublin, quis ir a Berlim pelo que já aconteceu na cidade e pelo peso histórico que carrega. A estudante diz que os alemães são todos muito solícitos com os turistas, o que tornou a viagem ainda mais fantástica. “O memorial do Holocausto, que é um lugar com uma energia bastante pesada, afinal é um memorial aos Judeus mortos na Europa. Porém, é um lugar que vale muito a pena conhecer. E o principal pra mim que é o muro de Berlim, o que restou dele na verdade. É um lugar fantástico, com pinturas lindas e significativas”, ressalta.

Como participar:

Para participar do programa, é necessário ter experiência comprovada de dois anos na área de jornalismo cientifico ou de relações públicas com ênfase em ciência. Em um primeiro passo, é preciso preencher o formulário, anexar cinco matérias já publicadas sobre temáticas científicas e o currículo. Feito isso, o candidato deve enviar um video introdutório de dois minutos, contando sua experiência profissional, planos para o período em Berlim. O comprovante de fluência em inglês e uma carta de recomendação também são itens exigidos.

No período em que o participante estiver no país, cabe a ele desenvolver diferentes formas de cobertura jornalística e também planejar um evento no seu país de origem. Os selecionados no projeto ganham o auxílio financeiro de 2,5 mil euros por mês enquanto estiverem em Humboldt. Também está incluso o custo das passagens aéreas de ida e volta para a Alemanha, e remuneração de 1,5 mil euros para planejamento e execução do evento temático no país de origem do participante.

O programa é uma parceria entre a Universidade Humboldt, o Ministério da Educação e Pesquisa alemão e a DFG, Fundação Alemã de Pesquisa.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org