Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
18 de julho de 2016

“Utilizo os conhecimentos da Famecos para divulgar e administrar”

Cantora e compositora, Letycia se formou em Publicidade e Propaganda em 1997
Por Nicolle Timm
Foto: Alexandre Gathi

Letycia foi uma das integrantes da The Hard Working Band (Foto: Alexandre Gathi)

Nos corredores da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS era possível ouvir sua voz. Letícia Martins de Oliveira tinha paixão por cantar e foi dentro do prédio 7 que a carreira na música aliada à publicidade começou. A escolha pelo curso surgiu com o gosto pela Criação. Em 1993, com apenas 16 anos, ela tirou o 5º lugar no vestibular e ingressou onde desejava. “Queria estar na Famecos, era um sonho”.

Logo no início da faculdade, ela se ofereceu para trabalhar na equipe de produção do Set Universitário. Foi ali que viu a banda The Hard Working Band, composta por alunos da Famecos, tocar. Mal sabia que, mais tarde, faria parte dessa história. O convite para entrar no grupo veio um ano mais tarde, em 1996, e dali em diante a publicitária permaneceu na banda durante sete anos. “O primeiro grande show da banda foi na abertura do Paralamas do Sucesso, no Gigantinho”, conta.
Durante as aulas da disciplina de produção de jingles e trilhas, ministradas por Ricardo Severo, Letícia fazia bases musicais para vários grupos. Até hoje, recorda com carinho do professor por ter sido o primeiro a oportunizar a ela entrar no mercado. Ela trabalhou durante dois anos com ele na agência Macchina Desenho de Imagem e Som, onde faziam trilhas para o Festival de Cinema de Gramado e outros produtos. Do período de estudante, ela guarda alguns nomes de docentes por proporcionarem sabedoria para a vida, não apenas profissionalmente. Entre eles, estão os então professores da Famecos Carlos Kober, Magda Parker, Leci Leiria, João Britto, Marilena Castro, Flávia Seligmann e o atual docente Carlos Gerbase.
A música e a publicidade foram entrelaçadas por Letícia, que conseguiu unir as duas áreas que mais gostava e transformá-las na sua carreira. Na The Hard Working Band, aplicava os conhecimentos de criação publicitária na arte e música. Além disso, seu pai administra a Musifarma, pequena farmácia de manipulação que possui um piano dentro localizada na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, em Porto Alegre. Lá, a publicitária é sócia e auxilia na divulgação e marketing.
Em 2001, Letícia recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete Pop, o que a motivou a deixar a The Hard Working Band e se mudar para São Paulo dois anos depois. Desde então, participou de diversos programas de televisão, foi backing vocal de Zezé Di Camargo & Luciano e, em 2010, lançou seu primeiro disco independente. Enquanto preparava o cd, Letícia resolveu criar uma marca. “Vi que Letycia vem de laetitia, do latim, e significa alegria. Daí a minha marca”, explica.
Sua mais recente participação na televisão foi no quadro Iluminados, no Domingão do Faustão, em junho. Hoje, a publicitária também administra a Casa Rosa Produções, onde cuida da carreira na música e no teatro, e usa os conhecimentos que desenvolveu na Faculdade. “Utilizo os aprendizados da Famecos para divulgar e administrar tudo isso que é recente”. Segundo ela, foi no prédio 7 que sua carreira na música e na busca pelo sucesso começou. “Lá, entendi que era só o início, pois a busca deve permanecer eterna. Depende da gente sim, mas com o estímulo dos mestres e conteúdos oferecidos”.
**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (25). A entrevistada é Gabrielle Signor Rodrigues, formada na Famecos em 2010, em Relações Públicas. Atualmente, é diretora de Marketing da Associação dos Produtores de Vinhos finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), membro da diretoria do Bento Convention Bureau e coordenadora de marketing no Grupo Giordani Turismo, em Bento Gonçalves.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org