Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Eventos
18 de maio de 2018

Semana da Fotografia da Famecos apresentou trabalhos de alunos e profissionais

O evento começou com uma exibição de videoarte ao som da guitarra do professor Ticiano Paludo
Por Felipe Ribeiro

A quinta edição da Semana de Fotografia da Famecos ocorreu entre 14 e 18 de maio, com uma intensa programação. Nela, diversos fotógrafos estavam presentes para contar suas experiências para os alunos, explicar como fizeram certos projetos e compartilhar seus conhecimentos.

Núcleo de imagem do Sul21, Mateus Bruxel e Daniel Marenco em um debate com os professores Eduardo Seidl e Elson Sempé

Na terça-feira, Nicole Pandolfo ministrou uma oficina sobre retratos que teve alta procura, e com número maior de inscritos do que de vagas. Ela passou todo o processo do retrato, explicou a concepção, a entrevista e a afinidade que o fotógrafo tem que ter com o fotografado. A profissional também aplicou um exercício prático para avaliar os alunos.

Na quarta-feira, dia 16, Mateus Bruxel, Daniel Marenco e o núcleo de imagem do Sul21 fizeram parte de um debate sobre fotojornalismo no audiovisual. Os fotógrafos e fotógrafas, todos formados no RS, falaram sobre seus projetos. Daniel mostrou o trailer do seu documentário CONTRAMARÉ, desenvolvido no Complexo da Maré, que explora jovens que querem crescer com a música e suas dificuldades para realizar seus sonhos. Depois, foi a vez de Bruxel, que trouxe a reportagem feita para o Grupo RBS Inferno na Terra Prometida, que retrata a entrada de imigrantes ilegais pela fronteira do Acre. Após isso, os membros do Sul21 Joana Berwanger, Giovana Fleck e Guilherme Santos explicaram como funciona o setor de imagens de um portal de notícias que possui uma equipe reduzida, mas que por ter afinidade, consegue produzir conteúdo diverso e de boa qualidade.

A oficina do dia 17, com o Coletivo Benedictas, também sobre retratos, visa mostrar que tudo pode ser transformado em narrativa, exercitando e praticando o retrato. Durante a semana, à noite, um projetor passava fotos da Nítida Fotografia e do Coletivo Benedictas, no saguão da Escola. Também, a escadaria da Famecos estava preenchida de exposições de alunos.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org