Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
12 de maio de 2017

Veja quatro exemplos de empreendedores jovens e se inspire

O curso Empreendendo na Comunicação tem inscrições até sábado
Por Janaina Rauber

Ser empreendedor é possuir capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. É inovação, é o que realiza e vê o que ninguém vê. Com o atual estado econômico do país, em meio a inúmeras crises, cada vez mais existe a busca de novas formas de sustento. Por meio disso, o empreendedorismo é uma maneira de “driblar” alguns desses problemas. Atualmente, o Brasil ocupa o 4˚ lugar no ranking mundial dos mais empreendedores, atrás apenas de China, Índia e Nigéria. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em 2015 em parceria com o Sebrae, o número de empreendedores no país já passou de 52 milhões.

Entre os brasileiros envolvidos na criação de seu próprio negócio, se encontram Andressa Griffante, Ariel Gil, Jason Mello e Maria Eduarda Mariné. Os dois primeiros são formados na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, e os dois últimos ainda cursam graduação na instituição. Além de todos serem do prédio 7, eles têm mais características em comum: são inquietos e gostam de criar.

 

 

Foto: Morgana Mazzon

Andressa Griffante se formou em Jornalismo em 2015/2 (Foto: Morgana Mazzon)

Andressa Griffante se formou em agosto de 2015 no curso de Jornalismo e tornou-se uma empreendedora através da percepção de um serviço que ainda não era oferecido no Rio Grande do Sul. Em fevereiro de 2015, antes de se formar na Faculdade, a jornalista criou a rs bloggers, uma empresa prestadora de serviços de comunicação, marketing e eventos. “Nosso foco é desenvolver o mercado digital gaúcho em duas pontas: com serviços para criadores de conteúdo online e atendimento à marcas e agências em estratégias com esses criadores de conteúdo”, explica. Atualmente, sua agência de comunicação é a única especializada em influenciadores digitais do Estado.

Sua personalidade e vontade de criar coisas novas, o cenário econômico complicado, as demandas e oportunidades que surgiram com o mercado digital e as redes sociais foram alguns dos motivos para Andressa se arriscar em uma nova empreitada. Sobre o futuro de seu negócio, ela afirma esperar o lançamento novos produtos e serviços. “Vejo a empresa com mais colaboradores, fornecedores e parceiros. Além de levar para fora do Estado nossa experiência aqui, em cursos, palestras ou outros eventos”, comenta. Ela dá dicas para quem tem interesse em abrir um empreendimento: “Minha dica seria validar o seu formato de negócio com o público constantemente. Estar aberto a críticas e sugestões e reformular sua empresa se for necessário”, completa.

 

 

Foto: Arquivo Pessoal

Ariel Gil se formou em 2016/2 em Jornalismo (Foto: Arquivo Pessoal)

Ariel Gil, jornalista formado na Famecos no final de 2016, comemora este mês, um ano desde que se tornou empreendedor. Ele relata que, durante um intercâmbio realizado em Portugal, teve a ideia de abrir seu próprio negócio. Assim, surgiu a YOLO, uma empresa interessada em trabalhar com relacionamento jovem. Nela, é produzida uma revista impressa distribuída gratuitamente para 35 instituições de ensino em Porto Alegre. Na publicação são inseridos os patrocínios e é exposto o trabalho realizado nos colégios e faculdades. Além da revista, a YOLO está aumentando seu alcance através de redes sociais. Além disso, são produzidos eventos dentro das instituições, intitulados como “Intervalo YOLO”, que são recreios estendidos, com a presença de bandas/DJs, fotógrafos, sorteios e entrega de brindes, entre outras dinâmicas, serviços e oportunidades aos estudantes.

Ariel conta que seu negócio está cada vez mais aumentando o alcance. “Em 2016, focamos nosso serviço para instituições privadas. Em 2017, além dos colégios particulares, estamos fazendo eventos, e servindo empresas, através do nosso relacionamento com colégios públicos”, comenta. De acordo com ele, estar no mesmo lugar do jovem se tornou um diferencial. “Veículos de comunicação tradicionais não atingem os jovens de maneira marcante”, afirma.

Para os interessados em seguir o mesmo caminho dele, o do empreendedorismo, Ariel dá dicas: “se você quer ser empreendedor, saiba que, no início, e durante um bom tempo, ninguém vai trabalhar por você, e ninguém vai estar tão preocupado com o seu sonho de negócio, além de você mesmo”. Ele também fala como é preciso ser exigente consigo mesmo: “Saiba seus limites e tente ir além deles”, completa.

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Jason Mello está cursando o 6˚ semestre de Relações Públicas (Foto: Arquivo pessoal)

Criador de uma agência de comunicação, Jason Mello está atualmente no 6˚ semestre do curso de Relações Públicas. Em agosto de 2016, ele e um colega de faculdade compartilhavam dos mesmos interesses, então abriram a Agência Lorean. Ela atua em todas as áreas da comunicação, mas a principal função é o Marketing Digital. Mello conta que sempre teve vontade de empreender. “Sempre senti que tinha muito potencial, mas os superiores acabavam me podando e limitando. Com o meu próprio negócio, posso explorar todo o meu potencial sem ninguém para interrompe-lo”, declara.

Estudando no prédio 7, ele explica como aprendeu a necessidade das empresas de comunicação em possuírem profissionais de relações públicas trabalhando nelas. Para ele, o diferencial de seu empreendimento é o comprometimento com os projetos dos clientes. Por meio disso, ele espera que em cinco anos ela se torne a maior agência de comunicação integrada do Rio Grande do Sul. Com sua experiência, o relações-públicas aconselha ter foco para iniciar um projeto. “Não vai ser fácil no início, mas também não será muito difícil. Você vai precisar trabalhar muito mais do que trabalharia como funcionário. Como empreendedor, não são apenas 8h/dia, mas 24h/dia”, conclui.

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Maria Eduarda Mariné está cursando o 7˚ semestre na Famecos (Foto: Arquivo pessoal)

Com 21 anos, a estudante do 7˚ semestre de Publicidade e Propaganda Maria Eduarda Mariné possui, há um ano, a T-ART. Seu empreendimento é a criação de camisetas customizadas. Ela recorda que sempre gostou desse trabalho, desde a época do colégio. Ao entrar na faculdade, a universitária conta não ter se identificado com as oportunidades presentes no mercado naquele momento. Com isso, teve a ideia de empreender. “Eu acredito que a qualidade de vida está atrelada a qualidade no ambiente e na área de trabalho. Partindo disso, eu optei por abrir meu negócio, algo que eu faço com prazer”, observa.

Sua marca trabalha sob encomendas, onde o cliente pode ajudar a decidir e criar o produto, com bolsos, estampas e modelos únicos. Maria Eduarda espera expandir a T-ART para outras cidades do Brasil ou até para fora do país, mas sem perder sua essência. “É um trabalho artesanal visando o consumo consciente, meu desejo não é que a marca cresça a ponto de se tornar Fast Fashion”, relata. Abrir um negócio contribui muito para a faculdade, salienta a estudante. “De certa forma, era como se eu estivesse colocando em prática todo meu aprendizado”, destaca. Para ela, empreender deu certo: “Superou minhas expectativas, muitas vezes”. A publicitária afirma valer a pena abrir um negócio. “A dica que eu daria pra quem tem vontade de empreender é: toma coragem e tira a ideia do papel”, aconselha.

 

Interessado em iniciar um empreendimento também? A Famecos oferece o curso de extensão Empreendendo na Comunicação. Com inscrições até este sábado (13), ele está em sua 5ª edição e será ministrado por Christina Antunes. As aulas abordam temas como Planejamento Estratégico de uma empresa de Comunicação e também o Desenvolvimento de Atividades junto ao cliente. Tipos de Empresas de Comunicação, Perfil do Empresário de Comunicação, Prospecção dos clientes e a Medição dos Resultados das atividades desenvolvidas. Os interessados em participar devem se inscrever no site da Educação Continuada. O investimento é de R$ 748,00 para o público geral e R$ 657,00 para alunos da PUCRS.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org