Para Tamara Freitas, 161 quilômetros é mais do que a distância entre a Universidade de Santa Cruz do Sul, onde cursa Relações Públicas, e a PUCRS. Por duas vezes, esse foi o trajeto percorrido pela estudante para fazer história no SET Universitário. As vitórias nas categorias de Campanha de Comunicação Interna e Externa, da 24ª edição, e Organização de Eventos, da última Mostra Competitiva, colocaram Tamara, para sempre, na lista de vencedores do SET.
Tamara iniciava o curso de RP quando aceitou – juntamente com as colegas Francine Weis e Helena Schuck – uma proposta de trabalho de comunicação. A atividade consistia em oferecer maior visibilidade ao Cedoc, na época desconhecido por muitas pessoas. “Não era uma assessoria, mas uma consultoria. Tentamos viabilizar o relacionamento com a comunidade acadêmica”, conta. Para isso, as três alunas realizaram exposições fotográficas, aproveitando a visita de alguns colégios da região à universidade.
O trabalho de consultoria foi inscrito pela estudante na Mostra Competitiva do 24º SET Universitário, na categoria Campanha de Comunicação Interna e Externa. A coordenação da universidade apoiou a inscrição dos trabalhos no evento, a partir de avisos e conselhos de professores. Tamara partiu, então, para Porto Alegre, em uma excursão. “Cheguei em cima da hora no SET. Não acreditava que pudesse vencer. Todos os trabalhos eram muito bem apresentados e concorria com muitas universidades”. Mesmo assim, a estudante conquistou seu primeiro troféu da Mostra, em 2011.
A XVI Semana Acadêmica do Curso de Comunicação da Unisc foi o espaço onde Tamara Freitas, juntamente com o Núcleo de RP da Agência Experimental A4, pôde desenvolver mais um trabalho premiado. “O maior desafio desse projeto foi realizá-lo com pouca verba. Não foi fácil conseguir palestrantes. Só foi possível com colaboradores e, principalmente, patrocínios”, afirma a aluna, que já havia participado de outras duas edições.
O sucesso da programação, para Tamara, foi resultado do planejamento do evento e abordagem do desafio. “Focamos bastante no pré-evento, com convites e pesquisa de interesses, e no pós-evento, entrega de lembranças e agradecimentos pelo apoio e comparecimento de todos os envolvidos”. Mais uma vez, a estudante ficou encarregada de inscrever o trabalho, desta vez na categoria de Organização de Eventos da Mostra da 25ª edição do SET.
Sobre a Mostra Competitiva do SET Universitário, Tamara destaca, bem-humorada: “Um RP enxerga o evento com outros olhos”. Acredita que seja uma grande oportunidade para os alunos conquistarem reconhecimento. “É uma premiação muito acessível”. Ainda que tenha viajado 161 quilômetros para fazer história.
As inscrições para a Mostra Competitiva do 26º SET Universitário se encerram em 12 de agosto. Veja como participar no site.