Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
1 de novembro de 2016

Vencedores do Prêmio Aberje realizam bate-papo

Estudantes compartilham experiências no desenvolvimento do plano de comunicação premiado
Por Bianca Gross
Orientador Diego Wander e os alunos vencedores do premiação (Foto: Mariana Corrêa)

Orientador Diego Wander e os alunos vencedores do premiação (Foto: Mariana Corrêa)

Eles poderiam se contentar apenas com os projetos do currículo da faculdade. Mas eles quiseram mais. Jéssica Dias, Guilherme Severo, Matheus Wecki e Paula Ferreira são os vencedores da 6ª edição do Prêmio Universitário da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Promovido pelo projeto Identidade RP, nessa segunda-feira (31) os alunos do oitavo semestre de Relações-Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS compartilharam a experiência e apresentaram a proposta que garantiu o primeiro lugar da equipe na classificação.

Neste ano, o tema foi “Atividade essencial para o desenvolvimento da sociedade. A indústria da mineração é mais do que o que você vê.” A proposta visava desenvolver uma solução para um desafio real de comunicação no setor de uma das principais atividades econômicas do Brasil: a indústria da mineração. Os alunos contaram que o assunto proposto foi aceito por eles justamente por ser um desafio. O primeiro passo foi se apropriar do contexto do tema, através de diversas escutas a diferentes grupos. Depois disso desenvolveram um plano de comunicação que tinha como objetivo ressignificar a imagem negativa da mineração por meio do orgulho que os mineradores possuem da profissão e do quanto a indústria contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Após o envio do trabalho, os alunos participaram da audiência pública, em São Paulo, no dia 5 de outubro, e duas semanas depois, viajaram rumo ao Rio de Janeiro para a final da premiação. Avaliados por profissionais renomados no mercado de trabalho em ambas audiências, os estudantes foram elogiados pela banca e receberam feedbacks construtivos.

Dentre os objetivos do grupo estavam mostrar os benefícios da mineradora e proporcionar a reflexão: como seriam nossas cidades sem a indústria da mineração? A criação de um portal com um quiz divulgando resultados e convidando os usuários a conhecerem as histórias dos mineradores foram alguns dos planos de ações da equipe. E, em todo momento, os alunos apresentaram ações coerentes com os objetivos propostos, o que garantiu consistência à proposta.

Aos estudantes de comunicação, Paula aconselha: façam mais do que a Faculdade proporciona. “Procurem desafios”, reforça Severo. Em dezembro, os vencedores do Prêmio, junto com as outras quatro equipes finalistas, vão viajar para a Serra dos Carajás, no Pará.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org