Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
VESTIBULAR
8 de novembro de 2016

Vestibular PUCRS: saiba como é estudar na Famecos

Inscrições para o concurso estão abertas; saiba o que alunos pensam sobre a faculdade
Por Amanda Caselli

Muitos jovens, nesta época do ano, já estão na reta final para ingressar no ensino superior e, por isso, se preparam para encarar as provas do vestibular. Mas, depois de entrar na faculdade, quais são os aprendizados e sentimentos desses alunos?

Com inscrições para o Vestibular de Verão 2017 abertas, a PUCRS está pronta para receber os calouros. São 69 cursos disponíveis, em diversas áreas do conhecimento. A Faculdade de Comunicação Social (Famecos), por exemplo, oferece quatro cursos: Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

As atividades acadêmicas envolvem práticas que vão desde laboratórios de cinema e redação a estúdios fotográficos e centros de produção multimídia. A faculdade conta com um corpo docente dedicado à preparação dos futuros profissionais da Comunicação, com aulas práticas desde o primeiro semestre. Há também opções de cursos de extensão e especialização. A Famecos tem projetos que incentivam os estudantes a ganhar experiência na área escolhida, como o Espaço Experiência: laboratório que agrega 12 núcleos de trabalho, como o portal Eu Sou Famecos, o Editorial J e a revista RRPP Atualidades.

As bixos famequianas Clarissa Menna Barreto e Luísa Bossle e os veteranos Matheus Wecki e Aline Müller contam, abaixo, como se sentem em relação aos cursos escolhidos.

montagem2

Clarissa Menna Barreto, Luísa Bossle, Matheus Wecki e Aline Müller, da esquerda para direita

A caloura de Publicidade e Propaganda, Clarissa Menna Barreto, de 17 anos, define o curso como “instigante”. Impulsionada pelo fato de seu pai trabalhar com marketing, Clarissa sempre teve Publicidade como primeira opção de curso. “Eu sempre gostei da área de publicidade, e da capacidade de persuadir pessoas”, conta. Sobre a Famecos, sua primeira impressão foi um ambiente descontraído, cheio de pessoas “estranhas, mas bonitas e queridas”, sem mencionar as deliciosas comidas do bar. “O pão de batata é meu salgado preferido”. O curso está cada vez mais superando as expectativas dela. “Eu tô amando!”, diz. Em relação às disciplinas, Clarissa faz referência às aulas de Estética e História da Arte, com Paula Puhl.

Luísa Bossle, bixo em Produção Audiovisual, escolheu o cinema por paixão. “Vi que tinha que fazer o que eu gosto”, conta. Diz estar gostando bastante do curso que, segundo ela, é fascinante, e está aprendendo muito com as disciplinas. Quanto à Faculdade, Luísa se sente satisfeita. “Eu gosto muito da Famecos pois é um lugar descontraído, aconchegante e cheio de pessoas de cabeça aberta”.

E os alunos que estão quase concluindo a faculdade, o que acharam da Famecos? Matheus Wecki, de 21 anos, está no 8˚ semestre. O formando de Relações Públicas, explica que sua percepção hoje é totalmente diferente da que tinha quando entrou no curso, há 4 anos. “Quando eu entrei na faculdade, eu mal sabia o que estava fazendo ali e o que era o curso que tinha escolhido. Conforme as aulas iam passando e relações que fui criando, me encantei com o que estava aprendendo”, relata. Ele destaca que conhecer novas pessoas e histórias é o maior diferencial da Famecos, que segundo ele, é a “segunda casa de todos”.

“Conexão” é a palavra que define o curso, segundo Matheus, pela capacidade de conectar pessoas e empresas. Diz se sentir realizado com RP, e descobre algo novo dentro da área a cada dia que passa. O diferencial é o relacionamento com os professores e funcionários, que se tornaram grandes amigos nesse período. “Eu saio da faculdade me sentindo preparado para enfrentar qualquer desafio agora, ainda mais depois do resultado que obtivemos com o Prêmio Universitário Aberje (Matheus foi um dos vencedores do prêmio). Ele serviu como ‘teste’ para todos os ensinamentos que eu tive”.

Aline Müller tem 20 anos, está no 6° semestre de Jornalismo e diz que cresceu muito dentro da faculdade. “Na Famecos, conheci professores que, com certeza, serão eternos colegas de profissão. E o principal: entendi a verdadeira essência do jornalismo”. Aline se sente realizada e diz que Jornalismo sempre foi sua paixão, apesar das dificuldades da profissão. Quanto às cadeiras, a jovem diz que nem todas são cativantes. Mas suas preferidas são Rádio e Telejornal que, segundo ela, conquistaram seu coração. Quanto ao futuro fora da faculdade, ela acredita que o jornalismo seja muito promissor. “Com trabalho árduo e curiosidade, precisamos desenvolver ainda mais a credibilidade da profissão. Pois hoje, com a possibilidade de qualquer pessoa divulgar informação, o jornalista precisa se diferenciar. Os veículos e jornalistas precisam se aproximar cada vez mais do leitor, pois somente eles podem medir nosso trabalho e informar em que aspectos estamos errando”, afirma a estudante.

As inscrições para o Vestibular da PUCRS começaram no dia 1º e vão até o dia 27 de novembro. Devem ser feitas através do site vestibular.pucrs.br ou presencialmente na Central do Aluno, prédio 15. Há uma taxa de R$ 100,00, que pode ser paga até dia 28 de novembro. Total de 3.938 vagas disponíveis. As aulas iniciam em março de 2017.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org