Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
LIVROS
28 de outubro de 2014

“Vestígios da Copa” será lançado nesta semana

Obra mostra como foi a Copa do Mundo em Porto Alegre fora dos estádios
Por Rossana Ruschel
Foto: Henrique Valle

Foto: Henrique Valle

“Lá chegando, podíamos ver cartazes e dizeres contra a mídia, contra o racismo e o sexismo, contra a ‘máfia dos transportes’, pela proteção dos animais e a preservação do meio-ambiente, além das esperadas reclamações contra a Fifa e a corrupção”. O trecho narrado pertence ao livro Vestígios da Copa, que realizou um estudo de inspiração etnográfica em Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014. A obra, de autoria de Alysson Artuso, Gisele Eberspächer, Henrique Valle, Leandro França, Leonardo Campoy, Maira Marques e Uriel Moeller, estará à venda durante o 5º Congresso Internacional de Ciências Criminais, que acontece no Centro de Eventos da PUCRS, prédio 40, entre os dias 28 e 31 de outubro.

A publicação aborda por meio de fotos, hashtags e ensaios, as histórias e vestígios deixados por gaúchos, torcedores, policiais e manifestantes durante a Copa do Mundo na capital gaúcha. O resultado é fruto do trabalho interdisciplinar de sete pesquisadores, dentre eles um fotógrafo, uma jornalista, um estatístico, um antropólogo, um criminólogo, uma advogada e um jurista. O material relata e reflete sobre o que foi visto nas ruas de Porto Alegre durante a realização do evento.

Durante a Copa, havia grande expectativa por manifestações como as de junho de 2013. Por isso, os autores se prepararam para acompanhar como seria feita a segurança pública no período. “Foi bastante diferente do que esperávamos: o primeiro grande exercício de forças militares nas ruas brasileiras desde a Ditadura”, conta Artuso.

A obra merece atenção também por seu trabalho gráfico. De um lado da embalagem plástica, fotos em estilo polaroide que traçam um panorama do evento; do outro, um livreto em formato de bloco de anotações com o relato dos pesquisadores. “No projeto gráfico, a gente quis replicar nossos dias de pesquisa”, explica Artuso.

Segundo ele, os autores buscavam nas redes sociais hashtags sobre copa ou manifestações, e frequentavam lugares marcados com blocos de anotações e câmeras fotográficas. “Por isso a ideia de usar hashtags para identificar as fotos e nomear os capítulos do livreto”, diz.

A obra foi viabilizada pela plataforma de financiamento coletivo Catarse, em que mais de R$ 13 mil foram arrecadados com sua venda para 117 apoiadores durante os 40 dias de captação.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org