Ele gostaria de estudar diversas coisas – Psicologia, Arquitetura, Design – mas escolheu Publicidade e Propaganda para cursar na faculdade. Começou a vida acadêmica na sua cidade-natal, Caxias do Sul, na serra gaúcha, e logo veio para Porto Alegre para concluir a graduação. Mesmo saindo da universidade, Vinicius Mano nunca se afastou dos alunos e dos colegas professores. Começou a lecionar na Famecos depois de cursar o mestrado em Portugal, onde teve uma das melhores experiências da sua vida. “Aqui somos muito bairristas e quando vamos para fora vemos muita coisa legal”, diz ele. “Sempre digo para os meus alunos: vendam o carro e vão viajar”.
Mano sempre teve vontade de se envolver com a vida acadêmica. Aos 32 anos, vê os alunos como sua prioridade. “Hoje estou contente em estar dentro da universidade”, destaca. O professor, além de dar aulas para turmas de Publicidade e Propaganda, coordena e orienta 15 alunos no Núcleo de Criação do Espaço Experiência e garante que a recompensa das lições dadas em classe vêm no pós-aula, nos corredores. O que mais o agrada nessa “segunda casa” é o ambiente repleto de literatura, cultura, palestras e seminários.
Quem vê o professor passando nos corredores não acredita que nos tempos em que morava em Caxias do Sul participava da torcida organizada do Caxias. Hoje, não se importa tanto com futebol, mas se o time do coração estivesse disputando uma grande competição como a Libertadores, a realidade seria diferente. “Iria ao estádio, com certeza”. Se pudesse escolher algo inovador para criar, seria o personagem Bob Esponja. “Esse projeto é muito melhor que muitos que por aí”, observa. Quem sabe não vemos uma nova versão do Calça Quadrada em breve?