Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
18 de outubro de 2016

Você sabe como agir em uma entrevista para estágio?

Consultora do Escritório de Carreiras da PUCRS fala sobre o que é essencial na avaliação
Por Nicolle Timm
(Foto: Luísa Zelmanowicz)

O Escritório de Carreiras da PUCRS oferece apoio à inserção no mercado de trabalho (Foto: Luísa Zelmanowicz)

O momento da entrevista para uma vaga de estágio é decisivo para garantir a aprovação do candidato para a oportunidade na empresa desejada. Dicas tradicionais, como não ficar nervoso e estar preparado para responder às questões do entrevistador, ainda são válidas, mas existem sugestões práticas que auxiliam o estudante a ter um bom desempenho na avaliação do recrutador. Raquel Santiago, consultora de carreira do Escritório de Carreiras da PUCRS, afirma que existem três fatores que são essenciais desde a preparação para a entrevista até o final do processo seletivo.

 

Se conhecer e conhecer a empresa

“É necessário se conhecer, saber seus pontos fortes e fracos, suas competências, a trajetória profissional”, explica Raquel. Antes de ser entrevistado, é preciso saber também os valores da empresa e se identificar com eles. Uma dica que a consultora dá é conhecer pessoas que já trabalharam no local, o que pode ajudar a entender o profissional que é buscado e a imagem que tem.

 

Perfil

Segundo a consultora, abordar experiências que evidenciam suas características positivas pode mostrar que o candidato tem o perfil da vaga. Raquel destaca que o mais importante é entender qual o perfil procurado pela empresa e como mostrar que se encaixa nele. “Relatar situações em que, a partir de experiências passadas, podem comprovar e dar mais veracidade ao que se está dizendo. Não apenas falar ‘sou comunicativo’, por exemplo”, sugere.

 

B.O.

O chamado “B.O.”, conforme Raquel define, é outro ponto muito importante. Significa ter brilho nos olhos. Demonstrar vontade ou o quanto quer a oportunidade indica o comportamento e a conduta do candidato, que vão fazer diferença no momento da escolha do recrutador.

 

Currículo e dicas práticas

Para se apresentar, é preciso estar atento ao formato do currículo. Raquel afirma que ele deve ser atrativo e estar estrategicamente organizado. Para isso, existe um modelo padrão que consiste em duas páginas, no máximo. Dados pessoais, contato, objetivo profissional, formação acadêmica e informações relevantes devem estar na primeira parte. Outros itens que devem compor o currículo são, respectivamente, experiência profissional, informática, idiomas, cursos e eventos. Se houver portfólio, o melhor é colocá-lo separado e montá-lo de acordo com os trabalhos mais destacados. “Pensar também no que é interessante para a vaga, o que contém que seja compatível com o perfil dela”.

Durante a entrevista, algumas dicas práticas auxiliam a ter um bom desempenho. Entre elas, a consultora ressalta a pontualidade (estar no lugar com no mínimo 20 minutos de antecedência), a vestimenta adequada com o perfil da empresa e tratar todos bem. “Ser educado e interagir, porque a avaliação inicia desde o momento em que se chega no local”, comenta. Outro cuidado é em redes sociais, que mostram a imagem que o candidato está passando. “É importante estar compatível com o que ele quer demonstrar na entrevista”, afirma. Não falar mal de outras empresas, não mascar chiclete, evitar gírias e palavrões, não gesticular muito e manter o celular desligado no momento da entrevista também fazem diferença, segundo Raquel. Além disso, salienta que para responder às perguntas do recrutador é melhor pensar antes e falar com calma e tranquilidade. Ser claro, responder apenas o que foi solicitado, mas com argumentação são outros fatores essenciais.

Os estudantes, diplomados e pós-graduados da Universidade podem procurar o Escritório de Carreiras da PUCRS para auxílio nessa preparação. São nove encontros anuais gratuitos, com duração de 30 a 45 minutos, com um consultor de carreira, para definir o objetivo da demanda profissional, ou seja, apoiar nessa inserção no mercado de trabalho. Interessados no atendimento de consultoria podem agendar através do telefone 3205.3141, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou pessoalmente no prédio 15, em frente à Central de Atendimento ao Aluno.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org