Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CURSO DE EXTENSĀO
9 de janeiro de 2017

Você sabe como é trabalhar com pesquisa de tendência?

Existe uma profissão que realiza pesquisas de tendência de consumo e apoia organizações na tomada de decisões estratégicas
Por Janaina Rauber
(Foto: Clarissa Menna)

Inscrições para o curso de Pesquisa de Tendências de Consumo de Co-Criação vão até dia 16 de janeiro (Foto: Clarissa Menna)

Você já ouviu falar sobre pesquisas de tendência? Sabe como funciona? A professora Rosana Córdova e os profissionais Filipe Techera e Paula Quintas falaram sobre essa profissão e qual o propósito dela.

O pesquisador de tendências observa comportamentos e hábitos da sociedade no contexto onde estão inseridas. Ele procura entender como elas vivem, o que consomem e busca uma explicação sobre suas rotinas. O intuito dessa análise é entender como isso vai refletir futuramente em diferentes âmbitos, principalmente no mercado. E através da pesquisa, poder antecipar e/ou prever tendências, em diferentes escalas, antes que elas aconteçam.

De acordo com a professora de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Rosana Córdova, a pesquisa de tendência surgiu na década de 60, mas foi apenas mais tarde, com o aumento da tecnologia, que essa profissão ganhou maior força. Ela afirma que atualmente grande parte das buscas feitas pelos pesquisadores de tendências é feita em computadores, através de Blogs, Sites e Redes Sociais.

Paula Quintas, formada no Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da empresa de pesquisas e tendências Catalejos, diz que cada vez mais as empresas estão buscando profissionais dessa área para melhorar suas vendas e campanhas. Além disso, ela afirma que o mercado da moda é uma grande representação estética da sociedade, pois é através dos comportamentos e do que está acontecendo no mundo que as campanhas e os modelos são criados. Para Paula, os analistas de tendências são uma espécie de “garimpeiros” em busca de explicações para entender o que acontecerá no futuro. De acordo com ela, tudo está conectado de alguma forma. “Em um período de crise em um país, por exemplo, a moda prefere optar por cores mais sóbrias, isso é escolhido através das pesquisas de tendência”, explica.

Formado em Relações Públicas na UFRGS, Filipe Techera já trabalhou em uma das maiores empresas de pesquisas de tendências, a Box 1824. Fundada em 2004, a empresa foi criada por ex-alunos da Famecos. Atualmente, Techera trabalha como roteirista na Globo e afirma que o aprendizado como pesquisador de tendências o ajuda até hoje na atual profissão. Ele considera essa área muito importante. “No mundo as coisas mudam muito rápido e é indispensável entender essas mudanças para o mercado”, conta Techera.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org