Tárlis Schneider conversou com alunos da Famecos em oficina da Semana da Fotografia (Foto: Maiara Benincá)
“Agência é uma loja que vende fotos”. Desta forma, Tárlis Schneider definiu o conceito de agência para alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS na última quarta-feira (26). Schneider apresentou sua empresa de fotojornalismo Acurácia e explicou que, nesta área, não é só uma questão de conteúdo, mas de estrutura. O fotojornalista ministrou a oficina Fotojornalismo e agenciamento, que integra a Semana da Fotografia da faculdade.
Schneider criou sua agência em 2011, e se formou em jornalismo em 2012. A preocupação com o mercado começou desde cedo. Ele disse que é essencial estar preparado, ter um equipamento básico e um CNPJ. E explicou que tem muitos pedidos de trabalho pois está com tudo regularizado e organizado. “Pensem muito na questão de ter uma empresa e uma estrutura básica”.
Antes da Acurácia, o fotojornalista trabalhou em agências como Folha, Estadão e O Globo. A passagem por estes lugares mostrou para Schneider o que é uma agência. “O processo para a sua foto chegar numa publicação através de uma empresa é muito longo e, no momento que você transmite a foto, ela passa a ser sua e da agência”. Por isso ele acentua o valor de ter a própria empresa.