Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
27 de novembro de 2015

Wi-Fi grátis em troca de solidariedade

Campanha criada pelos alunos César Kopper e Caiano Medeiros se espalhou pelo Campus
Por Laura Franco
23324558446_e5ebfb59fe_z

Objetivo da campanha é motivar a doação de sangue (Foto: Joana Berwanger)

O que é importante para nós? Essa é uma reflexão que deixamos de lado na correria do dia a dia. Mas um cartaz espalhado pelo Campus tem gerado esse questionamento. A campanha Wi-fi grátis: Enquanto você precisa de internet pra viver, tem gente precisando de coisa muito mais importante está mexendo com as pessoas. A rede é oferecida gratuitamente com o nome Ajudamos com a Internet. Em seguida, a surpresa: a senha é ajudedoandosangue.

A campanha foi criada por dois alunos do 7˚ semestre de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O projeto foi desenvolvido para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) como uma nova publicidade para a doação de sangue. A dupla de criação, César Kopper e Caiano Medeiros, diz ter encontrado motivação espontânea para desenvolver o projeto. “Uma causa como essa sempre vale a pena”, comentou Kopper.

Ele teve a ideia inicial. O famequiano afirma inspirar-se em um publicitário que sempre diz: “As melhores ideias estão na rua, em casa, ao nosso redor. É só olhar para as pessoas”. E foi assim que aconteceu. O conceito surgiu num domingo à tarde, na casa da namorada. Em conversa com a cunhada – que está sempre no celular -, ele brincou com essa obsessão dela de sempre buscar pelo wi-fi toda a vez que saíam. Foi aí então que surgiu o plim: “Parece que precisa de internet para viver”. A associação com a campanha foi direta. Ao chegar na agência na segunda-feira, ele mostrou a ideia para Medeiros, que logo viu o potencial. Após os ajustes, surgiram novos conceitos, mas foi nesse que o gerente de criação da Paim e professor da Famecos Márcio Blank mais acreditou.

O objetivo é fazer uma intervenção. “Damos a eles o que eles procuram: internet wi-fi. Chega a ser uma ironia, pois estamos doando internet para pedir doação de sangue. Talvez esteja aí a maior reflexão”. Mesmo recente, a campanha já tem gerado respostas. Os comentários pelo Campus são positivos. “Muitos comentando, outros compartilhando. É muito legal ver uma ideia tua na rua”. Para Kopper, o foco agora é pulverizar a ação em vários pontos de Porto Alegre.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org