Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2009, nos EUA, revela que os esforços exigidos dos jogadores de Nintendo Wii podem dar origem a uma geração mais saudável de adeptos do videogame. Os pesquisadores ressaltaram, durante encontro da Associação Americana do Coração (AHA), em Orlando, que alguns dos jogos esportivos e de ação do console possibilitam um aumento no gasto de energia. O desgaste se compara ao de um exercício de intensidade moderada.
Os autores do estudo especulam que, apesar de não provarem eventuais benefícios ao organismo, os games da categoria Wii Fit e Wii Sports podem prevenir doenças cardiovasculares. Segundo eles, o mais importante é ter consciência de que alguma atividade física, mesmo se for incentivada por um videogame, é melhor do que nenhuma.
O mentor da última inovação da Cyberfam e professor da Famecos André Pase concorda com a tendência apontada pela pesquisa. “O Wii presume um esforço para jogar. O praticante não movimenta apenas a mão, mas o corpo todo. Portanto, existe o esforço físico moderado”, declara. A Cyber recentemente foi adaptada a um formato que permite a leitura do webjornal na televisão através do Nintendo Wii (http://bit.ly/26bsf).
Pase ainda indica o console da Nintendo como uma futura atividade física nas casas de repouso para idosos. “Sempre cuidando com as lesões causadas pelo esforço repetitivo, o pessoal poderia jogar Wii. Seria uma atividade saudável e divertida”, brinca.