Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SAÚDE E TECNOLOGIA
18 de novembro de 2009

Wii pode originar geração de jogadores mais saudáveis

Por Rodrigo Pizolotto

Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2009, nos EUA, revela que os esforços exigidos dos jogadores de Nintendo Wii podem dar origem a uma geração mais saudável de adeptos do videogame. Os pesquisadores ressaltaram, durante encontro da Associação Americana do Coração (AHA), em Orlando, que alguns dos jogos esportivos e de ação do console possibilitam um aumento no gasto de energia. O desgaste se compara ao de um exercício de intensidade moderada.

Os autores do estudo especulam que, apesar de não provarem eventuais benefícios ao organismo, os games da categoria Wii Fit e Wii Sports podem prevenir doenças cardiovasculares. Segundo eles, o mais importante é ter consciência de que alguma atividade física, mesmo se for incentivada por um videogame, é melhor do que nenhuma.

O mentor da última inovação da Cyberfam e professor da Famecos André Pase concorda com a tendência apontada pela pesquisa. “O Wii presume um esforço para jogar. O praticante não movimenta apenas a mão, mas o corpo todo. Portanto, existe o esforço físico moderado”, declara. A Cyber recentemente foi adaptada a um formato que permite a leitura do webjornal na televisão através do Nintendo Wii (http://bit.ly/26bsf).

Pase ainda indica o console da Nintendo como uma futura atividade física nas casas de repouso para idosos. “Sempre cuidando com as lesões causadas pelo esforço repetitivo, o pessoal poderia jogar Wii. Seria uma atividade saudável e divertida”, brinca.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org