O YouTube lançou mais uma ferramenta que promete auxiliar na democratização da informação. O novo serviço se chama YouTube Direct e faz parte do canal “jornalista cidadão”. Programas de TV e editores de notícias online podem usar o conteúdo desse novo canal ou até mesmo pedir que vídeos sejam produzidos.
Os portais de notícias que procuram vídeos podem solicitá-lo pelo site com qualquer login Google e facilmente contatar os usuários. O Huffington Post, NPR, Político, San Francisco Chronicle e duas estações da Boston TV estão testando o serviço. A Univision, canal de TV espanhola, disse que vai fornecer seus programas ao site.
Para Ana Bambrilla, professora de jornalismo digital da Famecos/PUCRS, o YouTube Direct tende a ajudar o repórter e estimular o jornalismo colaborativo. “Essa é uma nova tendência: o jornalismo hiperlocalizado”, ressalta Ana. Para ela, uitas vezes, o cidadão se antecipa ao repórter e consegue o principal registro dos acontecimentos. “O Brasileiro ainda não reporta um fato com consciência altruísta; mas sim como um ato de vouyerismo”, lamenta.
Segundo Ana, o YouTube já tentou outras vezes emplacar esse tipo de serviço e quem vai fazer com que o YouTube Direct conquiste o interesse são as estações de TV e as editoras de conteúdo audiovisual.