Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
2 de junho de 2021

Três alunas da FAMECOS são finalistas do Prêmio Abrapcorp

Duas concorrem na categoria Monografia e uma na categoria Dissertação
Por Iago de Campos

Na sexta-feira (14), foi divulgada a lista dos finalistas da edição de 2021 do Prêmio Abrapcorp. Entre os nomes que integram a lista de finalistas estão os de três alunas da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS. O prêmio é concedido pela Associação de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP).

Banca de monografia da aula Andressa Tassinari Alves, que é finalista do prêmio

As alunas Andressa Tassinari Alves e Júlia Simões Neubarth são finalistas na categoria Monografia. Andressa defendeu o trabalho “Desafios na diversidade e inclusão de pessoas negras nas organizações: compromissos na perspectiva da comunicação com empregados”, e Júlia concorre com o trabalho “Transformações dos eventos no Brasil durante a pandemia de Covid-19”. Os dois trabalhos foram orientados pelo professor do curso de Relações Públicas Dr. Diego Wander da Silva. Na categoria Dissertação, a aluna Luana da Silva Girardi é finalista com o trabalho “Storytelling e Comunicação Institucional: a construção discursiva em That’s The Power Of Magic da The Walt Disney Company”, orientado pela professora do Programa de Pós-Graduação da Famecos Dra. Claudia Peixoto Moura.

Apresentação da estudante Júlia Simões Neubarth, finalista na categoria Monografia

Segundo Wander, as pesquisas orientadas por ele foram desenvolvidas entre o começo de 2020 e o mês de novembro daquele ano. O professor afirma que a pandemia de Covid-19 trouxe desafios na produção da pesquisa. “A maior dificuldade de qualquer pesquisador é adaptar as metodologias a essa questão de distanciamento, dada a dificuldade de acesso às pessoas para desenvolver os trabalhos”, afirmou. “No caso da Andressa, foi um ano tenso para essa pauta. Estivemos olhando para o que estava acontecendo no mundo e tentando trazer esses acontecimentos para a investigação”, ressaltou Wander.

O trabalho de Júlia consistiu em observar uma série de materiais que traziam um aspecto sobre as transformações dos eventos em razão da pandemia de Covid-19 e aplicar a metodologia da análise de conteúdo. Já Andressa realizou entrevistas com pessoas que pudessem falar sobre o racismo estrutural sob a perspectiva da comunicação com empregados.

A professora Cláudia conta que o trabalho de mestrado de Luana levou dois anos para ser concluído e fez uma decomposição de algumas peças, chegando a uma análise discursiva sobre a comunicação da Walt Disney com seu público. Segundo Moura, a maior dificuldade foi em realizar a análise do discurso. “É uma análise que demora muito tempo para fazer, possui muitos protocolos de pesquisa. É uma técnica mais completa, com método.  É uma estratégia de pesquisa que é mais difícil de ser executada” diz a orientadora. 

Wander afirma que o prêmio é um reconhecimento importante para os acadêmicos vencedores. “Hoje, essa é a principal premiação acadêmica na área. Concorrem pessoas de todo o Brasil e é um prêmio bastante disputado. Por isso, confere visibilidade aos trabalhos. Os alunos conseguem sair da universidade, serem vistos em amplitude nacional e até incentivar pesquisas sobre essas pautas”, explicou.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org